No dia 30 de maio a OASE da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Corvo de Colinas /RS festejou os 100 anos de sua fundação. Neste mesmo dia, em 1913, um pequeno grupo de mulheres, motivado pelo P. Probst, reuniu-se pela primeira vez numa reunião da “Frauenhilfe”. Agora o grupo tem 85 membros e está sob a presidência da Sra. Gudron Rahmeier, professora aposentada. A festa contou com mais de 500 mulheres convidadas, a maioria oriunda de outros grupos de OASE do Vale.
A programação iniciou às 13h30min com celebração de Culto de Ação de Graças. O culto foi conduzido pelo pastor local, Irineo Boettcher, e teve como pregador o pastor sinodal Marcos Bechert. Os hinos e a liturgia foram acompanhados pelo conjunto instrumental do município de Colinas e o coral do grupo jubilar. O P. Irineo inicou a liturgia do culto com a leitura do Salmo 100, lema da OASE e apontou para o tom da celebração: celebrar com júbilo. Já o pastor sinodal, a partir de 1 Coríntios 13, disse que se inspirou nos lindos jardins da cidade, cultivados pelas mulheres, pois “quem planta as flores já enxerga como vai ficar o jardim. A fé também vê o que os olhos ainda não enxergam”. Disse ainda que Deus tem um projeto de amor para com o mundo e que tem aprendido das mulheres da OASE que este amor se torna concreta através dos gestos de cuidado e de comunhão.
Pessoas e autoridades convidadas também se pronunciaram. O prefeito municipal, Sr. Gilberto Keller parabenizou o grupo e fez referência ao início do trabalho das mulheres na igreja, ainda na Alemanha, onde foi fundada a “Frauenhilfe”. Sérgio Hagemann, presidente do Conselho Sinodal, enfatizou que no ano em que a IECLB tematiza o tema “Viver Comunidade – Ser, Participar, Testemunhar”, o grupo cumpre uma função essencial na forma de sermos Igreja. A presidente da Associação Nacional da OASE, sra. Elsa Janssen, lembrou da importância deste grupo de mulheres no trabalho da Igreja. A sra. Marlene Ahlert, presidente da OASE sinodal do Vale do Taquari, lembrou que em poucos meses este já é o terceiro grupo do Sínodo que festeja seu centenário e agradeceu pela contribuição das mulheres no trabalho do Testemunho, da Comunhão e do Serviço. Pronunciou-se também o pastor Martin Kirsch, que serviu à Paróquia de Corvo durante 11 anos a partir de 1969, dizendo que o trabalho da OASE aponta para Jesus Cristo, que nos carrega consigo para a salvação. O coro municipal, sob a regência de Airton Grave, deixou sua mensagem através de duas músicas. Dentre as autoridades presentes, destaquem-se ainda: vice-prefeito da cidade, presidente da Câmara dos Vereadores, assessor teológico da OASE sinodal, P. Milton Schmidt, pastoras Lígia Schünke e Maria Gressler, e presidente da Comunidade local, sr. Egon Feldmann.
Vários grupos presentes homenagearam a OASE no seu aniversário de seu centenário, com presentes e flores. O salão da Comunidade estava ornamentado com a cor característica da OASE e com muitas flores, o que não podia ser diferente, já que a cidade é conhecida como “cidade jardim”. A oferta do culto, como gesto de gratidão, foi direcionada para a Vovolândia São Pedro em Estrela e para a Opahaus em Teutônia, lares que cuidam de pessoas idosas. A confraternização culminou com um saboroso café, servido em forma de buffet.