O Trabalho e o Descanso

04/05/2011

Disse o Senhor, nosso Deus em Êxodo 20.9 – 10a: “Faça todo o seu trabalho durante seis dias da semana; mas o sétimo dia da semana é o dia de descanso, dedicado a mim, o Senhor, seu Deus”.

Trabalho e descanso querem andar de mãos dadas. O próprio Deus trabalhou seis dias e descansou no sétimo conforme Gênesis 1 e 2. Qual a importância de trabalhar seis dias e descansar um? Qual a importância de dedicar o dia do descanso ao Senhor, nosso Deus?

Após cada ato criador, Deus sempre “viu que tudo o que havia feito era muito bom” (Gn 1. 10, 12, 18, 21, 25, 31). Em meio ao descanso do trabalho, Deus contempla a sua bela criação. Você já parou para descansar e contemplar o fruto do seu trabalho a partir do olhar amoroso de Deus? Você já se perguntou uma vez: O que eu faço é bom?

O meu trabalho constrói ou destrói a vida e a natureza a minha volta? Gosto e me realizo no trabalho que exerço? Volto feliz ou constantemente estressado do meu trabalho? O fruto do meu trabalho gera paz, harmonia e uma vida digna para a minha família?

A maioria das pessoas trabalha e descansa. Muitos veem o trabalho como caminho para o sucesso e conquistas materiais. Muitos veem o descanso como possibilidade para o lazer, o dormir e o divertir. Porém, poucos fazem uma análise do trabalho e do dia do descanso à luz da fé. Se o fizéssemos, faríamos do nosso trabalho uma vocação e não uma simples profissão. Faríamos do nosso dia de descanso não um tempo para sair do estresse, mas para a comunhão com Deus e as pessoas que amamos.

Enquanto Deus ficar preso ao interior de nossos templos e não fizer parte do nosso trabalho e descanso, ficaremos escravos da maravilhosa tecnologia que o ser humano constrói graças à inteligência que Deus lhe concede.

Trabalhar e descansar é dádiva e graça que Deus nos concede. É o ato criador de Deus que nos abençoa com o trabalho. É o ato criador de Deus que revela a importância do descanso. Portanto, se trabalho e descanso são um presente do nosso bondoso Deus, vamos agradecê-lo e fazer destas dádivas uma bênção para a nossa vida, do nosso semelhante e do meio ambiente a nossa volta.

Ó Deus, obrigado pelo trabalho e descanso que me dás. Perdoa-me se nem sempre consigo dedicar parte do meu tempo de descanso para lhe agradecer e refletir sobre os atos do meu trabalho. Contudo, ajuda-me para que ao final de cada dia trabalhado e no dia do descanso possa olhar e entoar tuas palavras que dizem: “viu que tudo o que havia feito era muito bom”. Amém.

P. Ernani.


Autor(a): Ernani Röpke
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Cantareira (Tremembé - São Paulo-SP)
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 7549
REDE DE RECURSOS
+
Nada pode nos separar do amor de Deus: nem a morte nem a vida; nem o presente nem o futuro.
Romanos 8.38
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br