É maravilhoso ser ovelha de um Pastor assim. E nós, ao recitarmos este lindo versículo, estamos testemunhando que DEUS, o SENHOR, é este Pastor que nos ama e que, por isto, cuida de nós e nos sacia em todas nossas necessidades.
Quem experimenta este amor do Pastor, também sabe que poderá contar com a bondade e com a misericórdia dEle em sua vida diária. Sim, todos os dias necessitamos experimentar que Deus, o Senhor, é bondoso nos dando tudo que necessitamos, e é misericordioso conosco, nos aceitando, mesmo com todos nossos defeitos e, até mesmo com nossa rebeldia, quando nos afastamos do rebanho dEle.
Quem deposita sua vida nas mãos deste Pastor, também assume uma postura de procurar ser uma ovelha bem comportada, isto é, uma ovelha que ouve a voz de seu Pastor e o segue, pois sabe que o bom Pastor quer sempre o melhor para suas ovelhas.
E é nestas horas que colocamos em nossos lábios outro salmo, sim, menos conhecido do que o Sl 23, mas igualmente importante: Ensina-me, SENHOR, o Teu caminho, e andarei na Tua verdade; dispõe-me o coração para só temer o Teu nome (Sl 86.11). Ovelha que reconhece sua dependência do seu Pastor quer sempre, mais e mais, conhecer os desejos, os anseios, os planos do Pastor para com seu rebanho, pois sabe que Ele, o Pastor, é bom e, consequentemente, seus planos também são. E assim, a ovelha pede, clama, implora para que possa, dia após dia, aprender cada vez mais quais são os Caminhos que devem ser trilhados, para ter uma vida - um testemunho - segundo a Verdade que aprendemos do bom Pastor.
Jesus Cristo assume, perante as pessoas que o ouviam, e de forma especial perante os fariseus que se entendiam como sendo as melhores de todas as ovelhinhas do rebanho, que Ele é este Pastor, sim, o bom Pastor, capaz de arriscar sua vida para salvar a vida das suas ovelhas. Não só arriscou, como entregou, morreu em favor de todas as ovelhas.
Como é bom sabermos que Jesus nos ama tanto e que não pede nada em troca. Mas nós não vamos dar pouco valor a este amor. Pelo contrário, com gratidão, vamos responder a este amor, procurando ser um bom discípulo ou uma boa discípula dEle.
Voltando ao Salmo 23, encerro esta reflexão com as últimas palavras do último versículo: e habitarei na casa do SENHOR para todo o sempre, isto é, buscarei a comunhão constante com as outras ovelhas do rebanho ao qual pertenço, isto é, minha Comunidade de Fé. E que esta comunhão seja tão prazerosa que me leve a testemunhar que a vida com Jesus é simplesmente maravilhosa.
Sl 23.1 é meu versículo de Batismo, e Sl 86.11 é meu versículo de Confirmação. E quais são os seus versículos de Batismo e Confirmação e como você os vivencia na sua vida diária?