O Sábio intérprete de sonhos
Internet
Um rico sultão teve um sonho horrível durante a noite: Sonhou que durante as semanas seguintes iria perder todos os seus dentes. Ele ficou tão impressionado e nervoso com seu sonho que, ao amanhecer do dia, mandou chamar imediatamente ao palácio o seu melhor intérprete de sonhos, para que este lhe interpretasse este sonho pavoroso.
O mago se apresentou ao Sultão, assumiu uma pose de importante, e num tom de voz grave disse:
— Senhor e Majestade, este sonho vai arruiná-lo. Cada dente perdido significa a perda de um dos familiares de Vossa Majestade!
— Seu mentiroso desavergonhado! —esbravejou o Sultão, cheio de raiva. Como você ousa dizer uma mentira dessas para mim?!
E então deu ordens a seu secretário de que este velhaco recebesse 100 chibatadas e fosse posto para fora do palácio.
Em seguida ele mandou buscar outro mago, intérprete de sonhos e deu também a este a ordem de lhe interpretar aquele sonho medonho.
Este se apresentou, e com um olhar astuto deu a sua interpretação:
— Senhor e Majestade, o senhor terá muita sorte! O sonho mostra que Vossa Majestade viverá mais do que todos os seus familiares!
O rosto do Sultão se iluminou de alegria. E ele deu a ordem a seu secretário, que recompensasse este sábio com cem moedas de ouro puro e o despedisse!
Quando este segundo intérprete ia deixando o palácio, o porteiro lhe perguntou:
— Como é que isto é possível? Na sua interpretação do sonho, o senhor disse exatamente a mesma coisa que seu colega! E ele recebeu cem açoites, e o senhor recebeu cem moedas de ouro...?
O mago respondeu:
— Caro amigo, é necessário lembrar-se de que tudo depende de como a gente diz alguma coisa. E isto é um grande desafio para a humanidade. Disso depende se a humanidade viverá na bonança ou na desgraça, em paz ou em guerra. A verdade sempre precisa ser dita — sem dúvida! Mas, é o modo como ela é dita, que faz a diferença...
Familienkalender 2010, página 122,
tradução P. Dr. Osmar Zizemer
Voltar para índice Anuário Evangélico 2012