O que temos visto pelo caminho?

18/12/2014

Já dizia o Velho Guerreiro: Alô, alô Terezinha! Quem não se comunica, se trumbica!. E esta velha máxima se perpetua, desde que o homem se manifesta através de sons, sinais, escrita, alta tecnologia. E por falar: nisso, como estamos aproveitando a alta tecnologia de comunicação que ternos à nossa disposição para nos comunicarmos na igreja?

Eu vejo um esforço imensurável de se manterem meios de comunicação de internet, assim como também jornais, informativos e outros materiais impressos, para nos comunicarmos. Mas o quê e para quem estamos comunicando? Quanta coisa bonita, sendo feita em nossas comunidades, temos para mostrar! E estamos mostrando? Quem realmente está vendo o que estamos mostrando?

A IECLB tem Portal Luterano (www.luteranos.com.br), meio de comunicação via internet para onde deveriam ser canalizadas todas as notícias, imagens, eventos e textos de nossas comunidades. Deveria ser um lugar único onde todos no caminho estariam encontrando conversa suficiente para o resto de suas vidas.

Mas o que vejo é um número sem fim de sites, blogs, faces e watsapps espalhados, sem integração em rede, conhecidos somente pela própria tribo curtidora, normalmente um pequeno grupo, sem divulgação além fronteira comunitária.

A IECLB tem ainda o JOREV Luterano, o qual vejo como um informativo institucional, com pouca informação formativa, que poderia ampliar bem mais as notícias informativas de nossas comunidades.

Temos também a bela Novolhar, revista de primeira linha em qualidade e informações temáticas, da qual muito mais gente poderia fazer uso em encontros e estudos.

Vejo o jornal O Caminho, mantido por dois sínodos, Norte Catarinense e Vale do Itajaí, onde temos, além de artigos formativos, muita informação sobre as comunidades.

Mas vejo também muitos informativos locais, onde os caminhantes se veem na fotografia, cujos belos trabalhos não são divulgados além dos muros do pátio da igreja.

Estou há muito tempo triste, observando este quadro de desintegração comunicacional em nossa igreja. Por outro lado, estou feliz por ver o Tema do Ano da IECLB para 2015: IGREJA DA PALAVRA -­ chamad@s para comunicar.

Creio que chegou o momento de um grande mutirão na IECLB para que haja uma integração comunicacional. Que se faça realmente, na essência da palavra, comunicação, divulgando o que de bom temos feito pelos quatro cantos do nosso Brasil. Entendo que, assim podemos realmente seguir o Lema do Ano da IECLB para 2015 e responder à pergunta de Jesus: Sobre o que vocês estão conversando pelo caminho?,

Através do Tema do Ano de 2015 o nosso pastor presidente nos desafia a comunicar mais e melhor a nossa Teologia; a comunicar melhor as decisões a igreja e o que acontece nas comunidades; a sair de trás das cortinas e usar melhor nossos meios impressos e eletrônicos; a assumir com orgulho e gratidão nosso modelo de igreja; enfim, a comunicar melhor nosso jeito luterano de participar da igreja de Jesus Cristo.

Você concorda comigo? Quero vere ouvir a sua opinião: envie-a para caminho@mythos.art.br

Publicado: Coluna CONCORDA COMIGO? do Jornal O Caminho, edição jan-fev/2015
Nivaldo Klein é Assessor de Comunicação do Sínodo Norte Catarinense, em Joinville/SC


Autor(a): Nivaldo Klein
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense
Área: Comunicação
Testamento: Novo / Livro: Lucas / Capitulo: 24 / Versículo Inicial: 17
Título da publicação: Jornal O Caminho / Ano: 2015 / Volume: Jan-fev
Natureza do Texto: Vários
Perfil do Texto: Carta
ID: 31171
REDE DE RECURSOS
+
Ao deixar de orar por um único dia sequer, perco grande parte da minha fé.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br