O que temos com isso?

02/05/2008


Nas últimas semanas estamos sendo bombardeados com notícias a respeito do caso Isabella. É quase um milagre se um noticioso da televisão inicia com outra manchete que não este crime horroroso. Tudo mais passou para segundo plano. A pergunta, porém que proponho é: o que nós seguidores de Cristo temos com isso? Temos nós alguma coisa a ver com toda sorte de violência que campeia à nossa volta (balas perdidas, corrupção, motoristas bêbados e imprudentes, mortes violentas de toda espécie)?

Se pensarmos friamente devemos admitir que temos muito a ver, embora que isso seja um somatório de muitas gerações de seguidores infiéis dos ensinamentos de Cristo. Vejam, no início de Seu ministério, segundo o evangelho de Mateus, Jesus disse que seus discípulos eram sal da terra e luz do mundo (Mateus 5.13-16). Ele não disse que um dia seriam, mas já no início da caminhada com Ele seus discípulos (já) eram o sal da terra e a luz do mundo. Jesus também explicou que se o sal ficar insípido não serve para sua finalidade principal de dar sabor ao alimento ou, no caso dos cristãos, dar razão para este mundo viver. O sal então só serviria para ser jogado fora e ser pisado pelas pessoas. Disse também que seus discípulos (já) eram a luz do mundo dando a entender que eles deviam imediatamente iluminar este mundo envolto em trevas e em obras próprias do reino das trevas. Ele conclui o ensinamento a respeito da luz, que não deve ficar escondida, dizendo, conforme a Nova Tradução na Linguagem de Hoje (Mateus 5.16): “Assim também a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês que está nos céu”.

Dessa passagem concluímos que o mundo está com os olhos postos em nós que nos dizemos seguidores de Cristo e espera um procedimento diferente daquele que é costumeiro no dia a dia dos que não têm compromisso com Deus. Para crer em nosso Deus o mundo espera que tenhamos uma atitude que os impressione positivamente no modo como enfrentamos momentos difíceis. Temos concedido perdão aos que nos ofendem? Temos orado e abençoado aqueles que nos odeiam e perseguem? Temos levado a sério o que o apóstolo Paulo ensina em Romanos 12.17-21?

Como podemos começar a mudar este estado de coisas lamentáveis que têm acontecido à nossa volta? Primeiro nos conscientizando de nossa responsabilidade e pedindo perdão a Deus Pai por nossa omissão. A seguir passando a tirar tempo para crescer no conhecimento do conteúdo da Palavra de Deus por meio de leitura, estudo e meditação, tanto a sós como em conjunto com nossos familiares e/ou irmãos na fé. Para isso devemos abrir mão de outras coisas – seja um tempo de sono para estar pela manhã bem cedo ou à noite na presença de Deus, seja um determinado horário que antes dedicávamos a um ou mais programas de televisão. É preciso optar de fato e de verdade em obedecer aos ensinamentos daquele que dizemos ser nosso Senhor.

Que o Senhor nos ajude a mudar o mundo à nossa volta!

P.em. Walter E. Ludwig



Autor(a): P. Walter E. Ludwig
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 8012
REDE DE RECURSOS
+
Procurem a ajuda do Senhor. Estejam sempre na sua presença.
Salmo 105.4
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br