Discípulo é alguém que segue a instrução ou o exemplo de outrem. Os filósofos gregos, os Gurus da índia e outros líderes tinham seus discípulos.
Jesus, no seu ministério terreno, também teve os seus discípulos que o seguiam observando, ouvindo o que e como Jesus desenvolvia seu ministério e imitavam seu mestre. Hoje Ele chama a você e a mim para sermos seus discípulos e reproduzir o mesmo ensino, o mesmo exemplo e a mesma fé. O que significa isto?
Em Lucas 9.57-62 temos três candidatos para o discipulado de Jesus. Os três foram reprovados no seu vestibular. O primeiro não calculou o preço e os outros dois queriam adiar o ingresso para mais tarde. Isto é tão comum nos dias atuais!
Em João 8.31 Jesus disse: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos. Eis a questão: permanecer na Palavra de Deus. A Bíblia (Velho e Novo Testamento) é a constituição do cristão. A obediência a ela é questão vital para o discípulo de Cristo. Em Lucas 14.25-33 Jesus fala sobre prioridades para os seus seguidores. O amor a Ele deve estar acima de todos e de tudo aqui na terra. O preço realmente é alto. O seguidor de Jesus não anda sempre em um mar de rosas. Ele pode passar por vales profundos, estradas desertas e por caminhos escabrosos. Mas o perdão do pecado, a paz de consciência, o conforto pela comunhão com Deus pelo Espírito Santo, e a certeza de um dia estarmos com Ele e com todos os salvos na glória celestial, é recompensa por tudo, acima de qualquer preço.
Em Atos dos Apóstolos 11.26 lemos sobre os seguidores de Jesus: Em Antioquia foram os discípulos pela primeira vez chamados cristãos. Ainda hoje somos chamados e enviados por Jesus para dar nosso testemunho por onde andamos e fazer novos discípulos pelo anúncio e testemunho de nossa experiência com Deus.
O que os nossos observadores dirão de nós? Caro leitor, não sejamos apenas cristãos nominais, e sim discípulos fiéis de Jesus Cristo! Vale a pena!