Gosto de histórias de sábios. Sábios segundo o coração de Deus sempre tem uma riqueza escondida em meio a sua vida simples e humilde. De seus exemplos podemos aprender coisas que nos valerão e ajudarão para sempre.
Havia um sábio a quem todos reconheciam como sendo um homem de Deus. A multidão se juntava à porta de sua humilde cabana em busca de conselho que lhes desse esperança, ânimo, discernimento para as decisões da vida que lhe servissem de bênção.
Quando o sábio falava, as pessoas ficavam silenciosas, escutando suas palavras com atenção. Todavia, entre os ouvintes, havia um sujeito que todos consideravam um ser desagradável. Ele não perdia a oportunidade para criticar as palavras do sábio. Apontava para os pontos fracos dos seus conselhos. Todos achavam o sujeito extremamente chato e indesejável. Certo dia veio a notícia de que aquele sujeito havia se acidentado e falecido.
Quando os moradores souberam do ocorrido ficaram espantados. Mas no fundo do coração, estavam contentes, porque o sujeito inoportuno deixaria de incomodar o sábio. No dia seguinte, na hora do enterro, apareceu o sábio no funeral. Ficou ao lado do caixão em silêncio, cabisbaixo, segurando a mão fria do falecido. Nesse momento uma lágrima rolou na face do sábio.
Quando estava saindo, certo cidadão lhe acompanhou. Quando estava distante da casa, perguntou: porque o senhor está tão triste? O falecido era um chato e vivia lhe incomodando. Com certeza, agora deve estar no inferno.
Não! Respondeu o sábio. Talvez esteja no céu...
Estou triste por sua morte. Estou triste por mim mesmo também. Não fiquei livre de um problema mas perdi um amigo”! Todas as pessoas apenas ouvem o que lhes digo. Ele era o único que, ao me criticar, me fazia crescer ainda mais.
Aprendendo com a história, podemos afirmar que não são apenas alimentos que dão crescimento ao corpo. Não só os estudos, cursos, experiência de vida e leituras, são fontes de crescimento para o intelecto e vida do ser humano. Também as adversidades, as críticas, e mesmo a companhia de pessoas mais difíceis de lida podem fazer parte de um crescimento pessoal. Não é fácil. Mas também não é impossível.
O Senhor nosso Deus é o Sábio dos sábios. Ele está disponível e sempre acessível a todos que o buscam ou nele esperam. Há pelo menos três meios de conhecermos o seu bom conselho. Através da Bíblia, da Oração, e da Comunhão com pessoas que andam com Deus.
Em sua palavra temos dezenas de conselhos sobre o amor, a exemplo de 1 Pedro 1:22, que nos diz: “... tenha em vista o AMOR FRATERNAL, não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente”.
Amar nem sempre envolve romantismo. Amar com o amor de Deus sempre envolverá uma decisão altruísta, respeito e verdade. O amor de Deus é incondicional. A partir deste amor, somos capacitados para amar como ele nos amou. Amemos, não de palavra ou de boca. Mas de verdade! Amar a quem nos ama, sempre foi o caminho mais fácil. Mas a pergunta correta nunca é “amar se for fácil”. E sim, “se queremos amar”!
Senhor... ajude-nos a entender tua vontade e praticá-la! Por amor de Ti... amém!