O QUE FAZ VOCÊ FELIZ?

26/08/2013

Neste mês de agosto de 2013 tenho me ocupado com as leituras bíblicas de Eclesiastes 1.2,12-14; 2.18-26 e o Evangelho de Lucas 12.13-21. Em Paróquia grande com muitas comunidades, como é o caso da Paróquia de Palmitos, a vantagem é que podemos usar a mesma pregação em vários cultos, pois o público é diferente. Como estava relatando, as leituras bíblicas do 11° Domingo após Pentecostes foram referência para os cultos desse mês de agosto. Tanto Eclesiastes quanto o Evangelho de Lucas refletem sobre o sentido da vida, ou melhor, na falta de sentido numa vida sem Deus.

No Evangelho, Jesus foi chamado pra ajudar numa disputa entre irmãos por herança, e ele diz: “Prestem atenção! Tenham cuidado com todo tipo de avareza porque a verdadeira vida de uma pessoa não depende das coisas que ela tem, mesmo que sejam muitas” (Lucas 12.15).

Em Eclesiastes, o texto nos conta de um homem que tentava de todas as formas ser feliz e depois de algum tempo ele diz: Nós trabalhamos e nos preocupamos a vida toda e o que é que ganhamos com isso? É tudo ilusão. É tudo como correr atrás do vento.

Em uma propaganda de supermercado na televisão aparece a atriz, comediante e cantora brasileira Clarice Falcão cantando uma dessas músicas que gruda na cabeça:
“O que faz você feliz?
Você feliz o que que faz?
Você faz o que te faz feliz?
O que faz você feliz você que faz”.
Indo por essa mesma linha de questionamento da música: Quem não quer a felicidade e a realização na vida?
Há muito barulho que nos cercam por todos os lados querendo nos indicar a melhor forma de se viver. No entanto, é ilusão pensar que vai ser a compra num supermercado tal que vai te trazer a verdadeira felicidade. Tampouco será o aparelho de televisão 3D, o carro do ano, a roupa da moda, o tênis de marca etc.
   Em nossa eterna busca por aquilo que nos faz feliz, muitas vezes nos vem a frustração, o desânimo diante dos tropeços e dificuldades. Existe até uma máxima que diz: Felicidade não existe, o que existe são momentos felizes.
Entretanto, quem sabe essa tal felicidade que tanto desejamos esteja tão perto de nós e não nos damos conta disso, como canta Clarice Falcão “e, às vezes, ela está debaixo do nariz”.
   Bem como uma história que li há uns tempos atrás de um menino que desde que nasceu se preocupava em ser feliz. Na escola tentava sempre ser o primeiro, tirando nota 10 em tudo. Na faculdade continuou com seu esforço máximo alcançando com louvor o tão sonhado diploma. Na carreira profissional dava o melhor de si, atirando-se ao trabalho até se tornar o presidente de uma grande empresa. No amor, depois de muitos namoros, casou-se com a mulher mais perfeita que achou e com ela teve um filho. E assim, a vida dele foi passando, mas ele nunca se sentia plenamente feliz. Já havia tentado de tudo. Onde estaria, afinal, a felicidade? Quando estava no leito de morte, desiludido, ele pergunta a um amigo se ele havia encontrado a felicidade. Ao que o amigo respondeu: “Bem, a felicidade plena, não. Mas tive muitos momentos felizes na minha vida. Se olho para trás, lembro das brincadeiras de criança, os namoros, os amigos, as festas, os bailes, os momentos bonitos com minha esposa, com a família, com os filhos, com meus netos, com a minha comunidade cristã... Não fui sempre feliz o tempo todo, mas vivi muitos momentos felizes que me fazem dizer que valeu a pena ter vivido.” Pensativo com a resposta do amigo, olhou para trás, pensou na sua vida e disse: “Eu era feliz e não sabia.”
   Querido leitor, querida leitora é possível que o significado de felicidade esteja nessa frase: “eu era feliz e não sabia.” Que já somos felizes e não nos damos conta disso.
   Jesus nos ensina que a verdadeira felicidade não está em ter ou obter o máximo, mas sim em como você vive.
   E voltando ao texto de Eclesiastes, o autor conclui que tudo vem de Deus, e sem Deus como poderíamos viver?
   A verdadeira felicidade não vem de fora pra dentro, mas ao contrário, vem de dentro pra fora. Não há nenhum tratamento, remédio ou coisa alguma que pode preencher o vazio no coração. Somente Deus pode preencher. Assim como a cantora Clarice Falcão na sua música em destaque canta “A felicidade está por dentro, mas não vai sair no raio x”.
   Feliz a pessoa que usa o seu tempo para a vida em comunhão. Comunhão com Deus e com o próximo. Feliz a pessoa que aproveita o máximo que pode os momentos com a família, com os amigos, com a comunidade cristã. Feliz a pessoa que vive na presença de Deus buscando sempre viver na sua vontade, pois como diz o Salmo 2.12 diz: Felizes são aqueles que buscam a proteção de Deus!
   Concluo com um pensamento de Dalai Lama que gosto muito que diz: As pessoas perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem do presente, de forma que acabam por não viver nem no presente nem no futuro. E vivem como se nunca fossem morrer... e morrem como se nunca tivessem vivido.
   Pense nisso.

           Vivian Raquel Gehrke
               Riqueza/SC 


Autor(a): Pastora Vivian Raquel Gehrke
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 24168
REDE DE RECURSOS
+
Procurem a ajuda do Senhor. Estejam sempre na sua presença.
Salmo 105.4
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br