O que estamos fazendo com a bela criação de Deus?

13/08/2010

1 | 1
Ampliar


A Bíblia nos conta que Deus criou o mundo e tudo o que nele há, e Deus gostou muito do que Ele fez. Deus viu que tudo o que Ele tinha feito era muito bom e muito bonito.

Por isso, Deus criou o ser humano, para cuidar e cultivar esta terra boa, rica e maravilhosa que Deus criou.

Mas o ser humano cometeu o pecado de querer se igualar a Deus, de querer ter tanto conhecimento quanto Deus tem ou mais. E assim se “apoderou” desta terra, achando que era dono disso tudo, e fez dela o que bem entendeu, sem pensar nas consequências.

A pergunta deveria ser: “O que será que a natureza está querendo nos dizer com tudo isso?”

E quando acontecem surpresas ruins, quando a natureza mostra toda a sua força, nós ficamos nos perguntando: “Por que tudo isso?”

Nós sonhamos, nós queremos um mundo melhor, de mais paz, mais justiça. Queremos um mundo saudável.

Por isso, é que, como cristãos, como pessoas que dizem seguir os ensinamentos de Cristo, nós precisamos fazer a diferença!

O que estamos fazendo para cuidar e cultivar a boa criação de Deus?

Conta a história que num bairro pobre de uma cidade distante, morava uma garotinha muito bonita. Acontece que essa menina frequentava as aulas da escolinha local num estado lamentável. Suas roupas eram tão velhas que seu professor resolveu dar-lhe um vestido novo. Assim raciocinou o mestre: É uma pena que uma aluna tão encantadora venha às aulas desarrumada desse jeito. Talvez, com algum sacrifício, eu pudesse comprar para ela um vestido azul.

Quando a garota ganhou a roupa nova, sua mãe não achou razoável que, com aquele traje tão bonito, a filha continuasse a ir ao colégio suja como sempre, e começou a dar-lhe banho todos os dias, antes das aulas. Ao fim de uma semana, disse o pai: Mulher, você não acha uma vergonha que nossa filha, sendo tão bonita e bem arrumada, more num lugar como este? Que tal você ajeitar a casa, enquanto eu, nas horas vagas, vou dando uma pintura nas paredes, consertando a cerca, plantando um jardim?

E assim fez o humilde casal. Sua casa ficara mais bonita que todas as outras da rua, e os vizinhos, inspirados naquela casa, se puseram a arrumar as suas próprias moradias. Desse modo, todo o bairro melhorou consideravelmente. Por ali, passava um político que, bem impressionado, disse: É lamentável que gente tão esforçada não receba nenhuma ajuda do governo. E, dali, saiu para ir falar com o prefeito, que o autorizou a organizar uma comissão para estudar que melhoramentos eram necessários ao bairro. Dessa primeira comissão surgiram muitas e muitas outras e hoje, por todo o país, elas ajudaram os bairros pobres a crescerem e melhorarem.

E pensar que tudo começou com um vestido azul. Não era intenção daquele simples professor consertar toda a rua, o bairro, nem criar um organismo que socorresse os bairros abandonados de todo o país. Mas ele fez o que podia, ele deu a sua parte, ele fez o primeiro movimento do qual se desencadeou toda aquela transformação. (Gardel Costa)

É isso que nós, Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Erval Seco, estamos fazendo, a nossa parte! Mostrando que a Agroecologia é possível! Incentivando as pessoas a aderirem à Agroecologia e fazerem a conversão. Porque um mundo mais saudável é possível!

Pa. Ana Cássia Maus Wink


Autor(a): Ana Cássia Maus Wink
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 8186
REDE DE RECURSOS
+
Quisera não ter outro pensamento que este: a ressurreição aconteceu para mim!
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br