“Jesus Cristo diz: O próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para salvar muita gente” (Marcos 10.45).
Estamos na 5ª semana da paixão. Nossos olhos já se voltam para a páscoa onde celebramos a vitória da vida sobre a morte. No entanto, nestas duas semanas que ainda nos separam do principal acontecimento da cristandade, somos convidados a refletir sobre o nosso jeito de ser cristão a partir do serviço, motivado pela palavra de Jesus.
Penso que muitas pessoas têm dificuldades com a palavra “servir”. Eles relacionam o “servir” a uma posição de inferioridade destinada aos que não tem condições de terem independência. No entanto, lendo a palavra de Jesus sobre o servir, entende-se que esse conceito está completamente errado. Servir não tem nada a ver com uma posição de inferioridade, mas deve ser entendida como uma tarefa que recebemos do próprio Cristo.
A partir de Marcos 10.45, entendemos que servir é tudo o que podemos fazer pelo próximo para aproximá-lo de Deus. Quem serve se torna útil e faz acontecer. Quem quer ser servido se torna supérfluo e se torna um peso para os outros.
Tomemos um exemplo: Você vai a um restaurante; senta à mesa e fica aguardando que alguém o sirva. Se o garçom ou a garçonete não aparecerem, você não será atendido e não será suprido na sua necessidade de alimentação. Portanto é preciso que haja alguém que o sirva.
Jesus se compara a um garçom, a alguém que veio para servir e não ficar sentado à mesa esperando que outros o sirvam, e por servir, Jesus fez as coisas acontecerem. Assim curou doentes, saciou famintos, se solidarizou com os marginalizados... Dando-nos o exemplo de como devêssemos agir. Para Jesus, servir significava que ele tinha que dar a sua vida - acontecimento lembrado na sexta feira da paixão.
Deus precisa de pessoas que servem. A Igreja precisa de pessoas que servem. O mundo precisa de pessoas que servem. Só quem serve se torna útil e faz a diferença no mundo. Cristo fez a grande diferença, doando a sua própria vida para que por meio dela fossemos reconciliados com Deus.
Muitos de nós conhecem a canção que diz: Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.
Quem serve faz acontecer. Quem serve se torna útil para o próximo e colabora no projeto de Deus que é promover vida digna e abundante para todos. Por isso sejamos garçons e garçonetes a serviço de Jesus Cristo. Amém.