O profeta Jeremias

Meditação

21/12/2009


E viva 2010! Estamos embarcando neste ano par, com sonhos a tiracolo. Sempre foi assim. Lá se vai a primeira década do século 21. Tu e eu, nós somos os braços, os pés, os olhos, os ouvidos de Deus aqui neste chão. Nossos antepassados, em todos os tempos, já tentaram levar em conta este mandato: articular a deidade menor no cuidado com a natureza, na relação com os semelhantes (Salmo 8). O profeta Jeremias foi um deles.

Sim, Jeremias foi um típico jovem da classe média dos nossos dias. Se vivesse numa grande cidade como Joinville, certamente estaria estudando numa das nossas universidades. Para ele tudo corria normalmente até que, um dia, Deus o atingiu. Foi a partir desse momento que começou a viver uma revolução interior que, logo, acabou explodindo exteriormente.

Quando alguém está a serviço de Deus, está a serviço e ponto final. Não há como fazer diferente. Todos os caminhos conduzem àquele determinado objetivo que Deus apontou para ser buscado. Inúmeras são as pessoas que vão tentar desviar-se deste mandato, mas todas suas tentativas redundarão em insucessos. Pessoas tocadas pelos dedos de Deus, não podem ser caladas. Quando, por um ou outro motivo são amordaçadas, acabam morrendo de tristeza e insatisfação.

Jeremias nunca mais calou sua boca, depois de ter experimentado o poder de Deus em sua vida. Trabalhou continuamente, empenhando sua juventude e sua terceira idade num projeto de amor que visava vida integral ao povo. Dedicou sua vida em prol da luta pela experimentação da felicidade coletiva do mesmo. Negou-se a pregar um Deus com sotaque individualista. Para tal, contextualizou-se dentro do mundo, entre os que não queriam que Deus fosse Deus. Ali, sempre tentou ser sal da terra e luz do mundo. Como tal, experimentou sofrimento.

Fato é que venceu. Lutou pela justiça, pela paz e pela integridade da criação. Agindo assim, circulou pela cidade sofrendo seus problemas na carne. Buscou soluções para os problemas vividos pelas gentes sem nunca se esquecer de enfatizar a conversão dos maus caminhos. É isso daí! O profeta Jeremias é bom exemplo para nós.

P. Renato Luiz Becker
Par. São Mateus - Joinville - SC


Autor(a): Renato Luiz Becker
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Joinville - São Mateus
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 7469
REDE DE RECURSOS
+
A lei inteira se resume em um mandamento só: ame os outros como você ama a você mesmo.
Gálatas 5.14
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br