O PRESIDENTE DO CONSELHO DA IGREJA
Dados, pensamentos, preocupações
Otávio Schüler foi professor de 1961-2002. Trabalhou na rede pública estadual e em escolas gaúchas da Rede Sinodal de Educação. Foi professor no Colégio Pastor Dohms, em Porto Alegre, professor e diretor do Colégio Martin Luther, em Estrela, professor e diretor do Colégio Evangélico Panambi, em Panambi e professor e diretor do Colégio Teutônia, em Teutônia.
Foi membro da diretoria da Comunidade Evangélica de Estrela. Membro do Conselho Sinodal do Sínodo Vale do Taquari e seu presidente de 2002-07. Membro do Conselho da Igreja desde 2006 e hoje seu presidente para o período 2010-12.
Mora em Estrela, RS e é casado com a Beatriz, professora aposentada. Tem 3 filhas — Desiree, Tatiana e Martina.
Era uma vez uma festa numa sociedade na região do Sínodo Vale do Taquari. Uma pessoa luterana encontrou-se com o Pastor Sinodal, que fora o pastor da comunidade até dois anos antes, e toda curiosa e interessada perguntou:
— A gente não vê mais o senhor. Onde é que o senhor está trabalhando agora? — Agora estou no Sínodo. Sou o Pastor Sinodal.
— Ah, lá em São Leopoldo!
— Não, lá em Teutônia!
O PAMI, aprovado em 2000, já afirmava Nenhuma comunidade sem missão. Nenhuma missão sem comunidade. O PAMI, aprovado em 2008, Missão de Deus. Nossa Paixão, tem quatro eixos principais - Evangelização, Comunhão, Diaconia e Liturgia e três eixos transversais Formação, Sustentabilidade e Comunicação. Nele desafiam-se as comunidades para que até 2012, no mínimo um terço delas em cada Sínodo, elaborem seu planejamento estratégico missionário e administrativo.
O PECC é o instrumento para implementar o eixo da formação e a direção da IECLB formulou os instrumentos para os eixos sustentabilidade e comunicação, além de, com os Sínodos, capacitar pessoas e formar multiplicadores para auxiliar na elaboração dos planejamentos missionários, disponibilizando assessoria para as comunidades.
É claro que uma igreja não é apenas o seu organograma, mas são seus membros e suas lideranças. Na conclusão do texto-base do PAMI compara-se uma igreja com um barco num imenso oceano. Mesmo tendo barco com tripulação e bons ventos, de nada adianta se não soubermos onde estamos e aonde queremos chegar.
Como se vê no PAMI, o fazer acontecer a missão de Deus sempre foi preocupação na IECLB. E esta missão de Deus acontece na comunidade através de seus membros e suas lideranças.
O diálogo no início do texto é sintomático. Demonstra não haver clara percepção das partes do corpo IECLB. Não se conhece bem o barco e sua tripulação. O fluxo de informações integrado e harmônico entre as instâncias da IECLB ainda tem ruídos e, às vezes, tranca. Esta desinformação quanto à estrutura da IECLB que ainda persiste junto a membros, preocupa-nos e, talvez contribua para casos de elaboração de planejamentos com visão intramuros, que não vão além dos eventos sociais e do calendário de cultos e daquilo do que se precisa para pagar o pastor.
O Conselho da Igreja ocupou-se em 2011, além de outros temas, com uma Resolução da Secretaria Geral na qual são propostas diretrizes básicas para o funcionamento integrado e harmônico entre as instâncias da Direção da Igreja - Concílio, Conselho da Igreja e Presidência, destes com a Secretaria Geral, bem como com as unidades descentralizadas em Sínodos, com suas paróquias e comunidades, objetivando tornar mais ágil e produtivo todo o trabalho delas e entre elas.
É necessário clarear e solidificar o sentimento de pertença, compreender que, conforme Romanos 12.5 assim também nós, embora muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros assim comunidades, paróquias e sínodos, somos parte de um só corpo, de um todo — a IECLB.
A capacitação de lideranças e a melhoria do fluxo de informações precisa ser incrementada a partir de 2012, não só para deixar clara a estrutura da IECLB, mas principalmente para que os planejamentos se tornem planejamentos verdadeiramente missionários, dentro do espírito de que, mesmo sendo um membro da comunidade, eu faço parte deste corpo e vivo em comunhão nele — a IECLB.
Otávio Schüller, presidente do Conselho da Igreja para o período 2010-2012
Voltar para índice Anuário Evangélico 2012