O pão que alimenta todas as pessoas

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência - 2006 - Caderno de Subsídios

01/08/2006

O pão que alimenta todas as pessoas

Sugestão de atividade

Arrumar o espaço em que a atividade será trabalhada. Colocar, referencialmente, as cadeias em forma circular, de acordo com o número de participantes. Ao centro do círculo, colocar um pão inteiro sobre um pano. Podem ser acrescentadas uma vela e uma cruz.

Convidar quatro participantes e dar a cada um uma limitação específica. Ao primeiro, vendar os olhos ou pedir que feche os olhos. Ao segundo, colocar uma venda na boca. Ao terceiro, amarrar as mãos. Ao quarto, pedir que permaneça sentado, como se suas pernas estivessem imobilizadas.

Assim, convidar todos os participantes a chegarem ao centro, partilharem do pão e comerem.

Refletir e discutir no grupo a partir daquilo que foi vivenciado. O que aconteceu durante a partilha? Quais os sentimentos que surgiram? As pessoas que apresentavam maior limitação e dificuldade de movimento, o que aconteceu com elas? Como se sentiram? As limitações impediram de ajudar ou partilhar com as outras pessoas?

Para refletir

Deus, ao criar o mundo, presenteou cada pessoa com vida. A vida é o alimento que sustenta a humanidade, que nos permite continuar como criaturas neste mundo. O próprio Jesus, ao dizer que é pão da vida, nos mostra que quer saciar todo o nosso ser. Todo nosso ser quer dizer mente e corpo, dons e limites. Jesus é pão que dá vida, fortifica e nos encoraja. Também nos ensina que, alimentados por este pão, nos dispomos ao serviço de seu reino de amor. Assim, cada pessoa recebe de Deus o alimento que necessita e que precisa para também servir de pão para outras pessoas. A deficiência não é um impedimento, nem um limite. Impedimentos e limites toda pessoa tem. A deficiência é uma condição humana. Ela, sim, trás um limite específico, mas não é característica maior de uma pessoa. A pessoa com deficiência possui dons, como qualquer outra pessoa. Assim alimentadas, são chamadas a servir, na sua integralidade, junto com a comunidade. Alimentadas por Deus, as pessoas com deficiência sabem o que significa lidar com a vida virada de cabeça para baixo por algo inesperado. Nos ensinam a virtude do esperar. Por lidarem diariamente com a fragilidade e a vulnerabilidade, nos ensinam como e onde adquirir forças sem perder o sentido da vida. Toda pessoa alimentada pelo pão da vida, Jesus Cristo, tem a dar e receber, cada qual com seus dons!

Índice do Caderno de Subsídios - Semana Nacional da Pessoa com Deficiência - 2006
 


Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Vários
ID: 23904
REDE DE RECURSOS
+
Deus diz: sou o seu Criador e o tenho ajudado desde o dia em que você nasceu. Não fique com medo, pois eu o amo e o escolhi para ser meu.
Isaias 44.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br