O louvor a Deus se dá na vivência do amor, da misericórdia e da justiça - Lema da semana: Isaías 6.3 - P. Alberi Neumann - 04 de junho de 2023

Palavra Pastoral - Boletim Sinodal

07/06/2023

 

Os serafins diziam em voz alta uns para os outros: Santo, santo, santo é o Senhor Todo-Poderoso; a sua presença gloriosa enche o mundo inteiro! (Isaías 6.3)

Neste domingo, dia 04 de junho, celebraremos novamente o Domingo da Trindade! Na liturgia do Culto não poderá faltar o hino “Santo, santo, santo”, de Franz Peter Schubert. Como igreja recordaremos a visão de Isaías em que Deus era louvado por serafins em voz alta: “Santo, santo, santo é o Senhor Todo-Poderoso; a sua presença gloriosa enche o mundo inteiro”.

Assim, mais uma vez, na liturgia do Culto a igreja será lembrada do louvor cabido somente a Deus. Cabe a ela vivê-lo sendo sinal visível do seu amor, da sua misericórdia e da sua justiça na sociedade.

É da leitura atenta à Palavra de Deus que vêm esses impulsos para “propagarmos o Evangelho de Jesus Cristo; estimular a vivência evangélica pessoal, familiar e comunitária; promover a paz, a justiça e o amor na sociedade; e participar do testemunho do Evangelho no País e no mundo” (Art. 3º da Constituição da IECLB).

A igreja não louva a Deus somente com os lábios. Ela o louva muito mais quando, em palavras e ações, se insere nos diferentes contextos e se coloca solidariamente ao lado de pessoas, como por exemplo, das que sofrem com a fome e com a miséria, das que são desprezadas, violentadas, excluídas, marginalizadas e injustiçadas.

É dessa maneira que louvamos a Deus por meio do amor, da misericórdia e da justiça, sem constranger ou impor, sem centralizar ou absolutizar, mas simplesmente servindo. Ou seja, é impossível separar liturgia e vida, louvor e diaconia, verbo e ação. É do Culto que vêm os mais variados impulsos para a nossa atuação diaconal no mundo.

Em nosso Sínodo, temos várias instituições e projetos diaconais. Eles são sinais palpáveis de um louvor a Deus que vai muito além dos lábios. Por essa razão, nos integremos com eles, apoiemos, colaboremos, sejamos voluntários/as e sigamos promovendo vida digna para todas as pessoas.

Que o Espírito Santo nos ajude nesse louvor reverente a Deus. Amém.

 

Pastor vice-sinodal Alberi Neumann

 

Leia o boletim na íntegra: https://preview.mailerlite.io/preview/426967/emails/89789704385332520


Autor(a): P. Alberi Neumann
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Natureza do Texto: Vários
Perfil do Texto: Boletim
ID: 70525
REDE DE RECURSOS
+
Deus diz: sou o seu Criador e o tenho ajudado desde o dia em que você nasceu. Não fique com medo, pois eu o amo e o escolhi para ser meu.
Isaias 44.2
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br