O FERMENTO FAZ TODA A DIFERENÇA

01/09/2014

Dona Maria lá de Milho Verde, distrito de Serro-MG
Massa de pão...
Massa de pão..
Massa de pão.
n10364024_673593076040803_1644210861162080856_n
1 | 1
Ampliar

“O Reino de Deus é como o fermento que uma mulher pega e mistura em três medidas de farinha, até que ele se espalhe por toda a massa.”  Mateus 13.33

Vocês já leram em alguma parte da Bíblia que Deus aparece como avarento, pão duro, mão fechada?Ainda bem que somos nós que aprendemos com Deus e não ele com a gente. O cálice transborda, sobram 12 cestos cheios de pães, o banquete alimenta toda a gente que não teve desculpas para aceitar o convite, a água se transforma em muito vinho e de primeira, a água cristalina jorra sem cessar pra matar a sede, chove mana no deserto alimentando todo um povo. Tudo que a graça de Deus dá é em abundância, sem economia, sem avareza, sem medidas. Aprendi desde criança que uma mesa servida precisa estar sempre cheia, nunca faltar pra família e pras visitas. E sempre pode chegar mais alguém que precisará se alimentar. Sobrar comida nas panelas é sinal de bênção e gratidão.

A parábola do fermento fala do Reino de Deus cheio de pães! Cheiro singular da levedura, e depois daquele aroma quando está assando, aí chega a hora de tirar do forno, comer fresquinho com boa companhia... aah, deu até água na boca!!! Quem não gosta de um pão caseiro feito com carinho? Quem não suspira quando aquele cheiro de pão assado passa por perto das narinas?
Uma mulher pegou 36 quilos de farinha, que são equivalentes a 3 medidas, e misturou nela uma medida de fermento. Com tanta farinha a intenção é preparar pães pra muita gente! A farinha vem de toda uma vida cheia de dedicação, plantio, cuidado e colheita, e depois vem todo o processo pra se transformar em boa farinha. O fermento são seres vivos incontáveis que fazem toda a diferença na massa! Percebem então o que uma parábola com apenas um versículo tem de significado sobre transformação e multiplicação!?

O Reino de Deus encanta nossas vidas e nossas Comunidades para que a massa não pare de crescer comunhão em todas as vias e recantos. Jesus com seu jeito de mestre e sempre contextual em tudo que ensina, nos faz acreditar na vida que não se esgota, mas sim que se expande e sempre está pronta pra recomeçar. Da própria massa de pão você retira uma parte que no outro dia já se transforma em fermento pra preparar mais massa! Não é um milagre??!!

O Reino de Deus é comparado com o fermento que uma mulher simples e trabalhadeira que faz pães em abundância, que sabe o que está fazendo, pois o mistura bem até que não seja possível perceber o que é farinha e o que é fermento. Não tem como não lembrar de minha mãe que fazia pães para 9 filhos num forno a lenha daqueles grandes. Toda uma “ciência” como diz a mineira! Buscar a lenha, cortar a lenha, preparar a fornada, fazer a massa, deixar descansar, depois amassar outra vez e colocar nas formas. Ir volta e meia ver se já dobrou de tamanho. Sentir se o forno tá quente na medida pra assar e não queimar. Puxar as brasas pra fora, colocar com uma espátula gigante cada pão com cuidado pra massa não abaixar. Fechar a boca do forno e ficar ali de butuca pra observar quando a fornada está pronta. Ah, e o cheiro se espalha, chega lá no curral, no galinheiro, no quintal, na vizinhança, nas estradas... o Reino de Deus encanta! Não sou uma sonhadora. As pesquisas sérias dizem que apenas menos de 10% das pessoas são as que corrompem, roubam, matam, mentem, enganam. O amor de Deus é maior que toda essa “propaganda” que quer nos fazer pensar que o mundo é feio e sem esperança. O fermento é cheio de Vida, ele se multiplica porque é a pura graça do amor de Deus agindo nas pessoas e através delas. O Verbo se torna fermento e habita entre nós! E esse Fermento faz tudo acontecer!

 


Autor(a): Pa. Elisabet Lieven
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 13 / Versículo Inicial: 33
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 29640
REDE DE RECURSOS
+
Assim, outros carregam o meu fardo, a força deles é a minha. A fé da minha Igreja socorre-me na perturbação. A oração alheia preocupa-se comigo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br