João 14,26s.: O Auxiliador, o Espírito Santo, que o Pai vai enviar em meu nome, ensinará a vocês todas as coisas e fará com que lembrem de tudo o que eu disse a vocês. 27 - Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Não fiquem aflitos, nem tenham medo.
Se um lugar que testemunha o evangelho do Deus amigável em Jesus Cristo tem importância ou é supérfluo, depende de uma só coisa. É o mesmo que fez a diferença na vida dos discípulos após a cruz de Cristo.
O que fez com que eles não sumiram da história sem deixar vestígios, é também o que fez e faz com que uma pequena comunidade como a nossa mantém-se teimosamente no tabuleiro das peças que fazem o jogo da vida.
Falo da fé, que por Jesus mais precisamente é descrita como uma conexão com ele. Ele promete a quem mantém esta conexão, quem não entrega seu amor por Deus ser fraco neste mundo, ou seja, pela fraqueza da comunidade perante a monstruosidade da vida, este terá uma garantia da proximidade de Deus para além das evidências.
Quem aposta as suas fichas nisto, terá o espírito como reforço e auxílio no exercício de visão que é viver a fé neste mundo. Olhando sem espírito, a comunidade não passa de uma dor de cabeça que talvez não precisaria existir.
Mas olhando com apoio do Espírito Auxiliador, ela se torna um lugar privilegiado para pessoas vivenciarem a sua cidadania como filhos e filhas de Deus. Aqui recebem a chance toda especial de saírem da massa que vive sua fé somente no ambiente particular, para a viverem e gozarem a vida em comunidade.
O P. Dr. Gottfried Brakemeier escreveu uma vez que o Espírito Santo transforma a Massa anônima em Comunidade participativa. É este Espírito que fez surgir esta comunidade a mais de cem anos. É este Espírito que fez com que pessoas tiveram fé e coragem de lutar por sua comunidade ao longo de décadas. E é esta força que nos permite continuar sempre, mesmo em meio a dificuldades diversas.
Muita coisa em nossas vidas é opcional e pode ser substituído, mas aqui na comunidade nos transformamos em cidadães do Reino de Deus.
Isto é de imensurável valor e não pode ser substituído por nada neste mundo.
P. Guilherme Nordmann