O corpo e suas partes
Cada pessoa é capacitada por Deus com determinados dons. O apostolo Paulo usou a figura do corpo e de suas partes para ilustrar a diversidade e a importância de cada pessoa na comunidade. Cada parte do corpo, por menor que seja, é essencial e desempenha determinada função para o bom andamento de todo o corpo.
Mas, se uma parte do corpo não está bem todo ele sofre as conseqüências. Com isto, o apostolo Paulo quis ilustrar que numa comunidade se tem alguém sofrendo a comunidade deve ter um olhar diferenciado para com este membro do seu corpo.
Numa comunidade, composta por pessoas com diferentes dons, cada qual é chamada e vocacionada por Deus para contribuir na propagação do Evangelho, ou seja, no anúncio da prática e do amor de Deus. Porque ninguém vive sozinho/a. E pelo ato do batismo a pessoa é integrada a uma comunidade cristã.
Aqui lembro da estória que ilustra as desavenças dos membros do corpo. Depois de muita queixa em ter que sempre auxiliar a outra parte do corpo os membros do corpo decidiram cada qual trilhar o seu próprio caminho. Mas, logo perceberam que isolados eram frágeis. O olho ficou rolando e, desta forma, quase não conseguia mais enxergar, pois rolando pelo chão se enchia de pó. A mão sem ter o pé para a conduzir foi apalpando em tudo que encontrava pelo caminho o que lhe rendeu muitos machucados. Da mesma forma, o pé que não tinha mais o olho para o guiar vivia batendo em tudo que encontrava pela frente. Enfim, cada parte do corpo foi encontrando muitas dificuldades. Cansados, machucados, cheio de ferimentos os membros do corpo chegaram à conclusão que apesar das divergências ainda era muito melhor fazer parte de um corpo do que andar sozinho.
Com esta pequena estória percebemos que um grupo caminhando junto se complementa e se fortalece nas dificuldades. Por isto, nesta quaresma, você tenha tempo para refletir sobre o valor da sua vida, possas reconhecer os dons que recebeste de Deus e valorizar a importância de estar ligada a uma comunidade, ou seja, a um corpo e que juntos e juntas possamos constituir a grande família de Deus.
Pa. Roili Borchardt