O Batismo nos enche de Júbilo!
Em Atos 8.38-39 se lê que “... desceram à água, e Felipe batizou o Eunuco ... e este foi seguindo o seu caminho cheio de júbilo...”
Muitas pessoas viajam no período de férias. No texto acima nós nos deparamos com um antigo viajante. Qual será o motivo que levou aquele importante funcionário etíope a se desgastar num trajeto de 4.000 km (ida e volta)? Será que ele viajou para se divertir?
O referido Eunuco era Ministro das Finanças da Etiópia; um homem respeitado; podero- so e rico. Dá a impressão que ele sentia falta de alguma coisa em sua vida; algo que ele não conseguiria vivenciar no seu país de origem. Esse desejo o levou a procurar por Deus numa viagem.
Em Jerusalém, a cidade de Deus, ele deve ter visitado muitos locais interessantes. Aquela simples visita, entretanto, não matou a sua sede daquilo que buscava. Antes de dar meia volta, ainda comprou um “suvenir” (um texto sagrado do profeta Isaías). Assim, durante um solavanco e outro, ele, em voz alta, ia lendo aquele conteúdo, sem entendê-lo muito bem.
É neste momento que Deus lhe oportuniza o aprendizado, a partir do Seu discípulo Felipe. O Eunuco não se incomoda com a pergunta arrogante: Entendes o que lês? (v. 30) Ato contínuo, convida o Sujeito Curioso a viajar com ele para lhe explicar a Escritura. É nesta hora que o Espírito Santo lhe oportuniza o entendimento de toda a beleza do Plano de Salvação, pensado por Deus para toda a humanidade.
Foi dessa forma que o Eunuco encontrou o sentido para a sua vida. No final da conversa, dando a entender que tinha entendido aquela Boa Palavra, pediu para ser batizado; para ser marcado com a cruz de Cristo; para ser inserido na Comunidade dos que creem. Depois disso Deus tirou o Seu servo de campo e o Ministro das Finanças seguiu o seu caminho, cheio de alegria.
Conta a tradição da igreja ortodoxa etíope – hoje uma igreja com quarenta milhões de fiéis – teve suas primeiras origens no testemunho de fé alegre deste Eunuco após o seu retorno a seu país.
P. Renato Luiz Becker - Blumenau-SC
Oração
Senhor Deus! Que experiência impressionante ser uma pessoa batizada; marcada para viver sob o Teu cuidado! Dá que todas; todos nós, as batizadas e os batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, a exemplo Eunuco, possamos seguir o nosso caminho, cheias, cheios de júbilo... Amém!
Voltar para índice Anuário Evangélico 2014