O batismo infantil

01/12/2013

O batismo infantil – “Jesus, porém, disse: Deixai vir a mim os pequeninos, não os embaraceis, porque dos tais é o reino dos céus”. (Mateus 19.14)

“As almas infantis são brandas como a neve, são pérolas de leite em urnas virginais: Tudo quanto se grava e quanto ali se escreve, cristaliza em seguida e não se apaga mais”. (Guerra Junqueiro)

Deus está perto do ser humano, mesmo quando por este é ignorado. Está no mundo consubstanciado com todas as coisas criadas. Faz-se presença nos seres menores que vibram no átomo e nos maiores que giram no espaço sideral. Está presente em você.

Seu corpo é lugar de sua habitação. O Espírito Santo habita dentro de você. Mas Deus totalmente outro. Completamente outro. Bem diferente de você e de todos os seres existentes. Ele é muito grande. Não pode ser dimensionado ou adjetivado em todo o universo. Mas também se torna tão pequeno ao ponto de se tornar, em Jesus Cristo, um ser humano. De armar a sua tenda entre nós. De, por nós, pecadores, morrer numa cruz. É capaz de consubstanciar-se na ÁGUA DO BATISMO e no PÃO e no VINHO da SANTA COMUNHÃO. Sua Palavra está presente nos sacramentos. Na verdade sua Palavra é SACRAMENTO. Martinho Lutero no seu Catecismo Menor nos ensina que o Batismo “é água contida no mandamento de Deus e ligada à palavra de Deus”.

Ele disse aos batizados: “Portanto vão a todos os povos do mundo e façam que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. A família cristã luterana aceita e pratica o BATISMO INFANTIL. O pacto de Deus com os seres humanos é individual, mas também é comunitário. Familiar. As crianças não deverão ser excluídas. “Deixai vir a mim os pequeninos... porque dos tais é o reino dos céus”. Ora, quem tem o maior tem o menor. Se você tem cem reais é lógico que você tem cinquenta reais. Cem é uma quantia maior que cinquenta. Considerando que as crianças têm o Reino dos Céus, e este é maior do que a Igreja, porque negar às crianças o batismo, que é o sacra- mento de ingresso na Igreja, comunidade “santa e pecadora”? A comunidade da fé não está restrita aos adultos. Conforme a economia divina, ninguém ficará de fora. Principalmente não as crianças.

P. em. Mozart Noronha - Rio de Janeiro/RJ


Oração:

Senhor nosso Deus, tu que te tornaste criança e nasceste do ventre de uma mulher, dá-nos a consciência de que as crianças fazem parte do teu Reino e ajuda-nos a ensiná-las a serem seguidoras deste Reino, que vem de ti, mas não abre mão da participação dos seres humanos. Amém.


 Voltar para índice Anuário Evangélico 2014


Autor(a): Mozart Noronha
Âmbito: IECLB
Título da publicação: Anuário Evangélico - 2014 / Editora: Editora Otto Kuhr / Ano: 2013
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 32359
REDE DE RECURSOS
+
As pessoas podem fazer seus planos, porém é o Senhor Deus quem dá a última palavra.
Provérbios 16.1
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br