O dia 08 de março, Dia internacional da Mulher, tem realmente muita força. Aconteceu justamente nesse dia, em Bom Retiro do Sul, uma reunião de homens com o objetivo de encaminhar a criação de um novo Núcleo da Legião Evangélica Luterana, a LELUT. Por iniciativa de Carlos Gressler com a apoio de Assis Lagemann, presidente da Comunidade, e da Pa. Maria Genzer Gressler, foram convidados e estiveram presentes um bom número de homens da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana local e caravanas de núcleos que já existem há mais tempo em Estância Velha, Igrejinha, São Leopoldo e Montenegro. Entre os presentes estiveram o Presidente Nacional da LELUT, Ingo Bartz Strohschoen, de Estância Velha e o candidato à sua sucessão, Carlos Oscar Petry, de Igrejinha.
A Pa. Maria, motivada pelo Tema do Ano, “SER, PARTICIPAR, TESTEMUNHAR”, iniciou o encontro convidando para celebrar a participação comunitária. Cada participante foi convidado a expressar a palavra que melhor descreve o sentido de sua participação. “servir”, “ajudar o próximo”, “contribuir”, “ter uma comunidade de amigos” e “participar” estiveram entre as expressões usadas.
Assis Lagemann, em nome da comunidade local, e o P. Leonídio Gaede, em nome do Sínodo Vale do Taquari, deram as boas-vindas aos participantes e os visitantes fizeram uso da palavra para destacar a importância da LELUT. “Poderíamos pensar que a família perde com as constantes saídas de um homem participa das tantas atividades da LELUT, mas na verdade é o contrário: a família ganha porque quem vai numa reunião da LELUT volta melhor do que foi”, disse o presidente Ingo. “Como homens membros de uma igreja não podemos ter atitude de casulo, que é fechado”, completou Ido Herzer de Montenegro.
No final foi constituída a Comissão Provisória, encarregada de dar prosseguimento aos trâmites da fundação do núcleo comunitário da LELUT de Bom Retiro do Sul, que ficou assim constituída: Elison Luciano de Andrade Rodrigues, Nicolas Closs, Valmor Sehn, Carlos Gressler, e José Augusto Strauss.
A LELUT é um departamento da comunidade e seu funcionamento é ordenado por um Manual Normativo, cujo conteúdo a Comissão Provisória estudará para, passo a passo, constituir formalmente o Núcleo da LELUT de Bom Retiro do Sul. No momento em que existirem três núcleos formados no âmbito do Sínodo Vale do Taquari, será encaminhada a criação de uma Coordenação Sinodal.