Nova Zelândia – HPD Nº 166
A Nova Zelândia (Aotearoa, na lígua dos nativos Maori) é um país de clima temperado localizado no sudoeste do Oceano Pacífico e considerado como parte da Polinésia. Faz parte da Oceania. A sua capital é a cidade de Wellington.
Muita da cultura da Nova Zelândia é derivada de raízes européias, sobretudo britânicas, e mais recentemente americanas, mas características neozelandesas distintivas evoluíram do ambiente, cultura indígena dos maoris e a influência do maior vizinho, a Austrália. O vigor e originalidade das artes em filmes da Nova Zelândia, ópera, música, pintura, teatro, dança, e artes estão alcançando reconhecimento internacional.
As quatro maiores igrejas na Nova Zelândia são a Anglicana, a Presbiteriana, a Católica Romana e a Metodista. Elas foram levada para lá, no início do século 19, através dos imigrantes da Inglaterra, Escócia e Irlanda. Em 1875 missionários luteranos de Hermannsburg (Alemanha) começaram a trabalhar na Nova Zelândia. A pequena Igreja Luterana nascida ali foi entregue em 1900 ao Sínodo Luterano da Austrália e forma hoje um Distrito da Igreja Evangélica Luterana da Austrália.
Texto e melodia do hino de HPD nº 166 “Dá-nos olhos claros” nasceram na Nova Zelândia. O hino é um ótimo comentário para Romanos 12,3-8 que fala dos dons que Deus nos tem dado. Os nomes dos autores do original e o tradutor deste hino para o português são desconhecidos. Friedrich Walz fez em 1981 uma versão em alemão que se encontra no EG (18ª ed.) sob nº 468 “Herr, gib du uns Augen”.
Este hino “Tama ngakao” (supostamente o título na língua original Maori) ficou conhecido desde 1973, quando as senhoras da Nova Zelândia prepararam o programa para o Dia Mundial de Oração das Senhoras.
Fontes: H. Sasse “Neuseeland” em RGG³, Tübingen, 1960
Wikipedia