Pergunto-lhe: você tem muitas roupas que não usa no armário? Você sente pena de se desfazer de algum objeto? Se respondeu sim para uma das perguntas, esta mensagem é para você!
Temos dois péssimos hábitos de consumo. O primeiro de estocar coisas, as mais diversas: roupas, potes de sorvete, calçados, livros, bandejas de isopor... O segundo, comprar armários maiores para guardar estes objetos quando nos falta lugar.
Não refletimos sobre nossas aquisições e somos vítimas das empresas de publicidade. Estamos sempre desejando algo e somos facilmente fisgados pelas lojinhas de “tudo por 10 reais”. Achamos que fizemos um bom negócio, pois “estava baratinho!”.
Este não é um mal apenas da nossa época, a Bíblia nos relata a parábola contada por Jesus do homem que pretendia construir depósitos maiores para armazenar o fruto de sua colheita, acreditando que assim teria o suficiente para uma vida plena durante muitos anos (Lucas 12.13-21). Porém, o Evangelho nos alerta: “Prestem atenção! Tenham cuidado com todo tipo de avareza porque a verdadeira vida de uma pessoa não depende das coisas que ela tem, mesmo que sejam muitas”.
Jesus não se refereà falta de planejamentoou ao descaso com o futuro. Jesus mostra o quanto somos gananciosos, pois estamos sempre desejando obter mais.
Se você respondeu sim para as perguntas iniciais, lhe proponho um desafio: praticar o desapego! Olhar para seus armários, avaliar o que está em desuso e doar para alguém. Já posso imaginar algumas das reações que você terá: “Isso custou caro e não quero passar adiante!”. Recentemente li a seguinte afirmação da Thais Godinho: “continuará custando caro na posse de outra pessoa ou ali, encostado”.
Que possamos aprender a consumir com mais consciência e responsabilidade. Que ouçamos as palavras de Jesus e compreendamos que nossa vida não depende das coisas que possuímos. Se você aceitar o desafio, já lhe adianto que será uma experiência surpreendente e renovadora!