“Pois o evangelho mostra como é que Deus nos aceita: é por meio da fé, do começo ao fim” - Romanos 1.17a
Na casa dos meus pais, lá no interior do estado do Espírito Santo, havia um rebolo de pedra para amolar ferramentas. De manhã bem cedo, antes de sair para o trabalho na roça, o meu pai afiava a ferramenta naquele rebolo. Muitas vezes ajudei o meu pai. O meu serviço era o de tocar o rebolo com a manivela.
Numa analogia podemos dizer que a nossa fé é que nem aquele rebolo. Assim como a ferramenta precisa ser afiada de vez em quando, a nossa fé também precisa ser afiada. E isso a gente faz na prática da vivência comunitária. A vivência comunitária aguça os sentimentos de solidariedade e ajuda nas relações interpessoais. Se eu me isolar e não me envolver, esperando o que vai acontecer, então corro o risco de ficar rombuda como uma ferramenta sem amolar. E quando uma ferramenta fica rombuda, sem fio, ela não rende; o serviço fica mal feito; em vez de cortar o mato, ela apenas amassa. Aí a pessoa se cansa, se estressa, fica impaciente.
A nossa fé também é assim: ela precisa ser aguçada e alimentada; precisa ser movimentada; não pode ficar parada. Se ficar parada, então começa a perder a graça; vem o desânimo; e cada vez mais perde a vontade de participar. Na comunidade cristã não adianta o indivíduo se afastar; não adianta ficar em casa, parado. É necessário participar, discutir, opinar e pegar junto.
Para o bom funcionamento de um rebolo também é necessário alguns elementos: as mãos para movimentá-lo; a água para umedecê-lo; a pedra para afiar a ferramenta; e a ferramenta a ser afiada. Aqui também podemos fazer uma analogia com a nossa vida de fé: AS MÃOS que fazem o rebolo funcionar é o Espírito Santo de Deus. O Espírito Santo nos impulsiona, nos movimenta e não nos deixa ficar parados. Onde o Espírito Santo age, existe vida; onde ele não age, não existe vida. A ÁGUA é a palavra de Deus. Assim como a água é necessária para afiar a ferramenta, também a palavra de Deus é importante para nos aguçar e nos tornar dispostos a servir uns aos outros. A PEDRA DO REBOLO é Jesus Cristo. Assim como a pedra do rebolo vai se doando para afiar a ferramenta, Jesus também se doou entregando a sua própria vida para salvar muitos. A FERRAMENTA somos nós. Assim como a ferramenta é afiada pela pedra umedecida com água, nós também somos chamados a nos deixar afiar por Jesus Cristo pela sua palavra.
E finalmente AS MÃOS QUE SEGURAM A FERRAMENTA são as mãos de Deus. Elas nos protegem e nos guiam. Em sua infinita bondade, Deus nos diz: “Não desista nunca, meu filho; não desista nunca minha filha. Não desanime. Não deixe de participar da vida de fé da sua comunidade! É lá que você encontrará força e ânimo para alimentar e afiar a sua fé. É lá que você renovará a esperança de viver dias melhores. Não desista dos ideais que promovem a vida; eu estarei do seu lado, sempre. Eu te aceito por meio da fé que você tem em mim”.
Pastor Joaninho Borchardt
Paróquia de Califórnia - ES
Representante no Conselho da Igreja
do Sínodo Espírito Santo a Belém