O autor Elie Wiesel escolheu noite para o título do seu famoso livro contando a história do holocausto. Para muitas pessoas a palavra noite soa com mistério e preocupação. Os que durante a noite acordam com dores e falta de ar lembram do Salmo 102: ”permaneço acordado.” A noite é longa também para quem se preocupa com familiares queridos nas estradas escuras. E o ansioso por causa do vestibular na próxima manhã ou com labor penoso. Lutero na oração da noite escreve: ”guarda me misericordiosamente nesta noite......que teu santo anjo seja comigo.” O poeta Monk escreve: ”Ó vem Senhor, o dia declinou, as trevas crescem e com medo estou.”
Porém, há mais que a noite traz. Ela me apresenta com o que está fora do meu controle. No dia posso controlar minha agenda. Sou dono do dia, marcando o que me interessa e agrada, evitando o que me causa dor e dificuldade. Posso aumentar o som da TV, conectar o Ipod que me distrai, mas na noite estou à mercê dos sonhos, pesadelos, pensamentos afligidores. Não posso impedir o que passa pelo noturno. Somos bem organizados no dia, mas a noite nos obriga a confiar unicamente no Criador e Guardador. “em paz me deito, e logo adormeço porque só tu Javé me fazes viver tranqüilo.” (Salmo 4.9)
Iremos àquele que pode nos acolher. Quem que por amor criou o dia e a noite. Ele que reina e governa tanto o dia como a noite. O Salmo 121 consta: “O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra...o seu guarda jamais dormirá, sim, não dorme nem cochila o guarda de Israel.” Logo observaremos o dia de Ascensão, 40 dias após a Páscoa, e naquele dia em especial ouviremos que o Cristo ressuscitado e elevado é o que nos criou e tem nas suas mãos a noite.
Oração: Permanece conosco Senhor Jesus, pois cai a tarde e o dia já declina. Permanece conosco e com toda Tua Igreja. Permanece conosco na noite deste dia, na noite da nossa vida, na noite do mundo. Permanece conosco com Tua Graça e Bondade, com Tua Palavra e Teu Sacramento, com Teu consolo e Tua Bênção. Permanece conosco quando a noite desce sobre nós, a noite da dor e da angústia, a noite da dúvida e da revolta e da depressão, a noite da morte amarga. Permanece conosco com todos que crêem em Ti neste tempo e por toda a eternidade. Amém.
Oração atribuida a W. Löhe)
P. em. Donald Nelson
Garopaba- SC