Neste Natal: oferecer estrelas

08/12/2015

Há tradições que são como necessidades das pessoas para o Natal: reunir a família, enfeitar a casa e a árvore, preparar presentes e refeições. Essas coisas estão gravadas na nossa mente e concluímos não ser possível celebrar o Natal sem esses ritos.

Fiquei admirada e curiosa quando na reunião da OASE da semana passada alguém comentouque a sobremesa do almoço de Natal da sua família já está pronta no freezer. Nos últimos anos em nossas comunidades temos tido a apresentação de teatros e poemas nas celebrações de Advento e Natal perguntando se o mais importante do Natal são os enfeites, as comidas, os presentes. Teatros, poemas e mensagens querem convidar as comunidades à reflexão de que Natal é uma criança nascendo bem no meio da injustiça do mundo.

Também eu tenho a tradição que recebi de minha mãe. Advento acontece quando começo a confeccionar as estrelas de oito pontas: origami de Natal. Como aestrela da palavra bíblica: “No caminho viram a estrela. Ela foi adiante deles e parou acima do lugar onde o menino estava.” Mateus 2.9. Devo ter feito bem mais de 500 estrelas se forem contadas as de Natais passados. Assim só pelo gosto de presenteá-las. Esta semana três dezenas foram colocadas em caixas de correio para desejar Feliz Advento a pessoas amigas. Nossa filha Monica ao ver a mesa cheia de estrelas propôs: A gente podia dar destas estrelas pra todas as pessoas! Eu acolhi a proposta: Nas semanas de Advento oferecer estrelas de origami às pessoas que encontrar no caminho e aí quem sabe ir conversando pelo caminho! Talvez assim venha a recriar a tradição em minha própria vida: dar menor importância aos enfeites, aos pratos natalinos e os presentes obrigatórios. E fazer da busca pelo outro e a outra uma prática natalina.

E se você me encontrar em janeiro, pergunte como foi a minha experiência de oferecer estrelas pelas ruas de Icaraí em Niterói no tempo de Natal.   


Autor(a): Pa. Lisa Brehm
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 36171
REDE DE RECURSOS
+
A Deus, aos pais e aos mestres, nunca se poderá agradecer e recompensar de modo suficiente.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br