O Tema da IECLB roga por transformação: Deus, em tua graça, transforma o mundo. Se olharmos para as últimas décadas, veremos que houve grandes transformações. Houve avanços extraordinários na medicina, nos meios de comunicação, na globalização da economia e na forma de viver e se relacionar do ser humano.
Com tanta transformação em poucas décadas, por que ainda clamar por mais transformação? Eu diria: Houve uma gigantesca transformação da tecnologia, das idéias, mas pouca no coração e no espírito do ser humano. A grande transformação continua sendo privilégio de poucos. As grandes mudanças tecnológicas não diminuíram a desigualdade social, pelo contrário, aumentaram o número de desempregados, de violentados, de marginalizados e de desestruturados econômica e emocionalmente.
A medicina, por exemplo, tem o poder de transformar o corpo, tornando-o mais belo, com cirurgias plásticas e estéticas, porém não tem a capacidade de transformar o coração, a alma e o espírito das pessoas em gestos mais humanos, justos e fraternos.
Mesmo com os grandes avanços da ciência nós também não podemos transformar toda a realidade. O que é medo e esperança nenhum computador consegue expressar. O que é amor e confiança nenhum microscópio consegue descobrir.
Quando clamamos para que a graça de Deus transforme o mundo, rogamos para que as grandes transformações tecnológicas e científicas, que também são dádivas de Deus derramadas sobre a humanidade, venham acompanhadas da Boa-Nova da salvação anunciada por nosso Senhor Jesus Cristo. Muitas transformações estão aí, mas carecem do amor, da graça e da misericórida de Deus reveladas pela cruz, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Carecem de amor e graça pelo fato de serem privilégio de poucos. Mas o que fazer para que os avanços e transformações tecnológicas e científicas se tornem graça, dádiva e salvação?
O lema diz: Não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente. Transformação rima com não conformação. Mas o que significa não conformar-se? Eu afirmo que é não desistir diante do primeiro obstáculo ou da primeira resposta melindrosa que recebemos do outro.
Em Marcos 2.1 - 12 temos um exemplo maravilhoso de não conformação. O texto conta a história de um paralítico que é carregado por seus amigos até a casa onde Jesus se encontrava. Lá chegando, viram que a casa estava tão cheia que seria impossível chegar perto de Jesus. Qual foi a saída? A mais lógica para muitos seria desistir. Outro dia a gente tenta! Mas estes amigos não se conformaram com tal idéia. Motivados pela fé em Cristo Jesus se mostraram criativos. Abriram um buraco no telhado e desceram o paralítico aos pés de Jesus. E o que Jesus disse? ...levante-se, peque a sua cama e vá para casa.
A graça de Deus transforma o mundo quando não nos conformamos com os obstáculos e dificuldades. Quando, pela fé, somos capazes de construir caminhos alternativos que curam, edificam e valorizam a vida. Quando, pela fé, somos capazes de transformar todos os avanços tecnológicos e científicos numa esperança de vida para todos e todas e não somente para alguns.
Ó Deus, que a tua graça me ajude a transformar a dor e o choro do outro em alegria de vida. Ó Deus, que a tua graça me fortaleça a não me conformar com as injustiças que me cercam. Ó Deus, que a tua graça transforme os corações das pessoas que dominam os avanços e transformações tecnológicas e científicas das últimas décadas para que elas sejam colocadas a serviço e ao bem-estar de toda a humanidade. Ó Deus, que a tua graça me transforme num sinal vivo de amor, justiça e fraternidade na comunidade, na sociedade e no mundo. Amém.
P. Ernani Röpke