Não desista dos seus sonhos

22/12/2011

Há momentos na vida que somos tomados pelo sentimento de fracasso ou de alegria diante dos nossos sonhos. Em algumas situações o que mais queremos é tirar algo ou alguém dos nossos pensamentos e dos nossos sonhos. Talvez as doces lembranças de um passado, os fatos e os acontecimentos divertidos, a perda de uma pessoa especial, a convivência dolorosa do luto. Enfim, buscamos o desejo que habita dentro de nós.

Os sonhos embora não “reais” possibilitam uma interação com tudo que somos e com tudo que temos. O tempo, os dias, os meses, os anos - o que significam em relação aos sonhos? Na praça da cidade, uma senhora de noventa anos relatou que ainda deseja realizar muitos sonhos. Não é preciso responder o sentido dessa afirmação.

Sonhe com o que desejar e com o que a vida permitir. Não tenha receio de ser o que você quer ser. Possuímos apenas uma chance, uma vida passageira. Nela habita o direito de sonhar e o privilégio de realizar os sonhos mais distantes ou improváveis.

Carregue nas mãos a força necessária para realizá-los e no olhar o brilho para visualizá-los. Diante dos obstáculos da vida e das possibilidades frustradas, humanize-se, aprenda com cada circunstância, cresça em prudência e nunca deixe de acreditar. Tenha paz diante dos erros alheios e dos seus próprios. Seja suficientemente feliz para não perder a arte de sonhar.

Pessoas sonhadoras não são as que conseguem mais coisas e, muito menos, as que representam maior preparo diante da vida e dos obstáculos. Pessoas sonhadoras são as que transformam diariamente o sofrimento, a dor, a privação em caminhos de superação e progresso humano.

Quando sentir que tudo está bem e pronto: pare, reflita e repense. Os sonhos podem e devem incluir outras pessoas, principalmente, as que lentamente os confundem com as ilusões. Ilusões são ameaças, sonhos são oportunidades.

Mostre aos que choram que a vida é curta e, realmente, é a única estrada que temos para sonhar e encontrar o melhor que cada um carrega dentro de si mesmo. Ensine aos que sorriem para partilhar vibração e entusiasmo num mundo carente pela solidão, indiferença e pela falta de sonhos. Compartilhe aos egoístas que sonhar implica em comunhão, solidariedade, serviço na comunidade. Afinal sonhar sozinho, construir sozinho, não é uma boa escolha e, possivelmente, uma constante fuga.

Os sonhos carregam lugares, histórias e pessoas. Pergunte a si mesmo, use da imaginação humana e verá que eles permitem viajar na linha do tempo para lugares conhecidos, desconhecidos e estar com pessoas que amamos e que nem ao menos sabemos quem são. Algumas vezes são mistérios, outras vezes, uma parte do nosso “ser” procurando espaço, um “lugarzinho” em nossa vida. Muito já se falou sobre eles na história e pouco se concluiu. Sabe-se que todos já nascem com esse potencial: “o de sonhar”.

Quanto mais intensas foram as pegadas do passado, os registros da memória, mais intenso serão os sonhos em relação ao presente que contemplamos e ao futuro que desconhecemos. Nesse sentido, sonhar implica em reciclagem dos sentidos e dos sentimentos. Sonhar implica em positividade, fé e esperança. Sonhar implica em avaliar as condições de vida e da existência. Sonhar implica em CRER.

Na época natalina renascem tantos sonhos! O maior deles, de Deus pelo mundo, o amor REVELADO no menino Jesus. Que alegria, crer num Deus, que partilhou seu maior sonho, seu filho amado, com a humanidade, comigo e contigo!

O sonho se realizou - a vontade de Deus se cumpriu. Os reis magos contemplaram os sinais da sua presença nesse mundo: “e vendo a estrela, alegraram-se eles com grande e intenso júbilo” (Mt 2, 10). Pessoas que caminhavam sem sentido foram alcançadas pelos sinais da graça de Deus, pela chegada de um novo reinado de justiça, igualdade e fraternidade. Quem é este menino que anuncia os sonhos de Deus? Emanuel, “Deus conosco”. Que belo presente é saber e reconhecer o Sonho de Deus e unir a vontade divina aos nossos sonhos diários.

Amigos e Amigas. A vida humana é única e cada um de nós carrega o dom de fazer algo significativo onde quer que estejamos. Certamente em nossa convivência diária existe alguém especial precisando de uma motivação para sonhar e para expressar seus sonhos. Repito: Não tenha receio de ser o que você quer ser.

“Tenho em mim todos os sonhos do mundo” (Fernando Pessoa).
 


Autor(a): Sidnei Budke
Âmbito: IECLB / Sinodo: Planalto Rio-Grandense
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 2 / Versículo Inicial: 10
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 12048
REDE DE RECURSOS
+
Ninguém sabe o que significa confiar em Deus somente, a não ser aquele que põe as mãos à obra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br