Em nome da Faculdades EST, a coordenadora do Programa de Gênero e Religião, Profa Ma. Márcia Blasi, lamentou a perda importante para o campo da Teologia Feminista.
“Com tristeza recebemos a notícia da morte da teóloga Luise Schottroff. Não é somente a Teologia Feminista que perdeu uma grande teóloga, mas é a Teologia que está de luto. A teóloga Luise Schottroff foi uma mulher que nos mostrou novos jeitos de ler a Bíblia e de realizar pesquisa exegética. Suas pesquisas minuciosas, misturadas à vida cotidiana, abriram novos caminhos e questionaram antigos modelos. Aqui na Faculdades EST, seus textos inspiraram estudantes e docentes, suas pesquisas desafiaram outras pesquisas. Somos herdeiras e herdeiros de sua ousadia e profundo compromisso com a vida e a justiça“, disse Marcia.
O texto abaixo foi produzido pela Pa. Ma. Regene Lamb e está disponível no Blog do Núcleo de Pesquisa de Gênero da Faculdades EST:
“Luise Schottroff veio a falecer domingo, dia 08 de fevereiro, no Hospiz em Kassel, na Alemanha, após longo tempo de enfermidade. Deixa enlutados seus familiares e um grande grupo de pessoas amigas que com ela partilharam o prazer pela leitura bíblica na perspectiva libertadora e feminista. Deixa um legado de muitas obras escritas, em sua grande maioria de fácil compreensão também para o povo de Deus, não apenas para as pessoas das faculdades, lugar onde trabalhou como professora universitária de Novo Testamento. Eu sou parte do grupo de pastoras da IECLB que conheceu suas obras ainda durante o estudo. Com grande interesse lemos seus primeiros livros e artigos no final dos anos 70 e início dos anos 80, pois ela foi pioneira em unir a perspectiva sócio-histórica e libertadora com a perspectiva feminista. Na época tínhamos pouco acesso a livros de teologia escritos por mulheres, e nos alegramos muito com seus escritos que tem a característica de unir teologia e vida cotidiana, de fazer perguntas que fazem perceber o quanto a Bíblia testemunha a fé e a esperança do povo pobre e explorado.
Após o estudo na Faculdade de Teologia em São Leopoldo tive oportunidade de conhecê-la pessoalmente, como incansável pesquisadora e professora exigente, sempre interessada, também na pessoa que era sua aluna.
Ao lado de Dorothe Sölle, de quem foi grande amiga, realizou estudos bíblicos nos Dias da Igreja na Alemanha, atraindo milhares de pessoas. Trabalhou nas universidades de Mainz e Kassel, e atuou como docente visitante em várias faculdades nos Estados Unidos.
Publicou mais que 300 livros e artigos científicos e uma infinidade de textos em jornais, revistas e devocionários. É co-editora do Dicionário de Teologia Feminista, do Compêndio de Estudos Bíblicos Feministas, do Dicionário Sócio-histórico da Bíblia e de ¨Bibel in gerechter Sprache¨. Seu último livro traduzido para o português é: As parábolas de Jesus, uma nova hermenêutica. Ela rompe com as interpretações alegorizantes e nos faz perceber uma visão do mundo justo de Deus, do ensino libertador de Jesus.
Sempre transmitiu suas descobertas a respeito da vida do povo simples e sofrido com entusiasmo e humildade. Tinha o dom de cultivar amizades e trabalhar em equipe. Foi casada com o exegeta do Antigo Testamento Willy Schottroff, ao lado de quem será sepultada próximo sábado, dia 14.”
Monte Alverne, 10 de fevereiro de 2014.
Pa. Ma. Regene Lamb
Fonte: https://npgenero.wordpress.com/author/npgenero/
Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini