Semana da paixão.
Paixão de Cristo.
Compaixão...
Pés no chão...
Quem é este Cristo apaixonado a tal ponto de morrer pela humanidade?
Qual sua missão que convida para que nós também nos apaixonemos?
A semana da paixão, que culmina na Páscoa, nos convida a conhecermos Jesus, aquele que colocou os pés no chão da realidade do povo de Deus, que se compadeceu deste povo escravizado e sofrido (Mt 15.32), que se apaixonou pela missão que Deus lhe confiara.
Jesus de Nazaré, nascido de Maria moça e José carpinteiro; o Esperado, o Cristo, o Messias, o Enviado de Deus (Lc 1.26ss).
Tudo isso dito ainda falta o essencial: Jesus é o “Filho do Homem” (Dn 7.13; Mc 14.21), o “Servo de JAVÉ (nome do Deus do povo) (Mt 12.18), o “Redentor” (Lc 1.68). Esta é sua missão.
Como “Filho do Homem” veio trazer-nos a boa notícia de que é necessário voltar a ser humano de verdade. Na época de Jesus as pessoas faziam imagens de deuses com características de animais. Jesus veio mostrar que a missão do povo de Deus é ser humano, ser gente com os pés no chão. Jesus veio humanizar a vida. Pois Deus criou os seres humanos e viu que era bom.
Como “servo de Javé (o Deus do povo)”, Jesus veio servir e não ser servido. Servir com seu grande amor, com sua paixão, compaixão, pés no chão. Sem pompa nem regalias, mas doando seu tempo, seus dons, sua vida.
Como “Redentor” Jesus veio resgatar a humanidade escrava da opressão, da prisão física e espiritual, da lei, dos poderosos... Jesus dá liberdade no amor.
Este é o rosto de Jesus esperado e anunciado nas Sagradas Escrituras. Jesus veio para humanizar, servir, acolher e reintegrar os seres humanos na verdadeira vida.
Permita-se apaixonar-se por este Deus revelado em Jesus. Permita-se servir ao próximo para que a vida seja de fato humana, em acolhimento verdadeiro, em harmonia, amor e paz.
E assim estaremos cumprindo a missão de Deus confiada a nós. Cumprindo nossa tarefa com paixão e compaixão, sobretudo, com os pés no chão.
Pa. Clarise Ilaine Wagner Holzschuh
Palmitos - SC