Neste 31 de outubro de 2022 comemoram-se 505 anos da Reforma Protestante, um marco histórico no Cristianismo. Foi em 31 de outubro de 1517 que Martinho Lutero fixou as 95 teses na porta da Igreja do Castelo de Wartburg. Para celebrar essa data, o pastor Felipe Pinto Pereira, da Paróquia Cristo Redentor, de Joinville, produziu o mini documentário “Lutero e a Reforma - 505 anos”, no qual são abordados diferentes aspectos da vida e da obra de Lutero a partir da Reforma.
São quatro capítulos curtos e com temas distintos. O primeiro é sobre a família, com um enfoque especial na relação de Lutero com sua esposa, Katharina Von Bora, e reflexões para a vida familiar nos dias de hoje.
O segundo episódio traz a participação do pastor Sérgio Klippel para discutir as reflexões que Lutero fez sobre a educação no século 16, bem como as contribuições da Reforma para a educação nos tempos atuais.
Martim Lutero foi, dentre os reformadores do seu tempo, o único a reconhecer o valor inestimável da música como instrumento de educação e evangelização. Por isso, no terceiro episódio é mostrado como as idéias de Lutero proporcionaram uma reforma no conceito e uso da música no século 16.
Numa época em que a palavra vocação era usada apenas para fazer referência a atividades religiosas, Lutero promoveu a reflexão sobre a importância de entender qualquer atividade em favor do próximo como um chamado de Deus para abençoar a família, a comunidade e a sociedade. Vocação, portanto, é o tema do quarto e último capítulo do documentário.