O Mestrado Profissional em Teologia das Faculdades EST recebeu durante o módulo de janeiro, que aconteceu presencialmente e de maneira híbrida entre os dias 10 e 21 deste mês, estudantes de seis igrejas luteranas da região da América Latina, que estão atualmente matriculados no programa de pós-graduação. O curso tem duração de dois anos, com duas semanas intensivas de aulas presenciais em janeiro e julho.
O grupo internacional escolheu habilitações nos temas de Ética e Gestão, Leitura e Ensino da Bíblia, Dimensões do Cuidado e Práticas Sociais, e Educação Comunitária com Infância e Juventude. Entre lideranças ordenadas e comunitárias, os estudantes são apoiados financeiramente por meio de bolsas de estudos oferecidas pela Federação Luterana Mundial (FLM) e pretendem desenvolver projetos e atividades a partir da formação adquirida.
Lisette Habert, professora de Educação Física e liderança comunitária na comunidade de Magallanes, da Iglesia Evangélica Luterana en Chile (IELCH), já tem em mente como colocar em prática o conteúdo absorvido. Atuando como professora de escola dominical e grupos diacônicos, Lisette pretende envolver mais jovens nas atividades locais da igreja. “Minha ideia é estimular o resto da comunidade a conhecer nossa igreja e a participar das atividades, especialmente os jovens que estão no colégio que faz parte da igreja”, afirma. Desafiada pelo idioma novo e animada com a troca de experiência entre colegas de igrejas irmãs em outros países, Lisette quer aplicar as técnicas e conceitos e trabalhar a espiritualidade com a juventude.
O aspecto prático das aulas têm ajudado bastante o pastor da Iglesia Cristiana Luterana de Honduras (ICLH), Rolando Antonio Martinez. Segundo ele, que escolheu a habilitação em Ética e Gestão, a troca entre colegas e professores é muito enriquecedora. “Os professores e professoras são bem abertos e abertas ao diálogo sobre qualquer tema que esteja sendo dialogado ou estudado no momento”, comenta Rolando. Ele ressalta ainda a importância de trazer conceitos de ética e gestão para a administração da igreja e, assim, garantir um futuro sustentável para a organização.
A nutricionista e também professora de Escola Dominical com jovens na Iglesia Evangelica Luterana Boliviana (IELB), Marisol Salgueiro, enxerga a possibilidade de fazer um mestrado em outro país transformadora. “Encontrar um mestrado na área de Teologia na Bolívia é um pouco complicado. Não há um lugar adequado para que uma pessoa vá e lá possa enriquecer seus conhecimentos, mesmo que queira”, relata. Para Marisol, estar em um país com cultura diferente e encontrar pessoas de diferentes países é um processo que enriquece não só no âmbito pessoal, mas também no trabalho com a igreja.
As aulas presenciais do módulo de janeiro também alegraram os estudantes de outros países. De acordo com Liria Consuelo Preciado, da Iglesia Evangelica Luterana de Colombia (IELCO), não só as atividades em sala de aula são enriquecedoras, mas também as trocas que acontecem nos momentos de integração. Para Pablo Elías Rodrígues, da Iglesia Evangelica Luterana en Chile (IELCH), as aulas em São Leopoldo foram muito importantes. Ele acrescenta que a pandemia da Covid-19 impactou a dinâmica das aulas, assim como causou reflexões acerca da importância de repensar as realidades eclesiásticas e a missão da Igreja.
As aulas do módulo de janeiro encerraram no último dia 21 e os alunos têm a possibilidade de avançar na troca de experiências e reflexões durante o andamento do Mestrado Profissional das Faculdades EST, com novos encontros programados para o mês de julho. Para saber mais sobre o curso acesse:
www.est.edu.br/pos-graduacao/mestrado-profissional/