“Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Romanos 8.38-39)
Na virada do dia 4 para o dia 5 de setembro, as águas, em volume nunca antes visto, invadiram o Vale do Taquari. De maneira rápida e inesperada, deixaram um rastro de destruição, mortos, feridos e desabrigados nas partes baixas das cidades por onde passou. O cenário que ficou foi de desolação. Ainda se contabilizam as perdas materiais e de vidas da enchente.
A população local, não atingida, reagiu e continua exercitando a solidariedade. À medida em que a notícia da tragédia se espalhou, mais pessoas e recursos vieram em socorro. Voluntárias e voluntários de todas as regiões organizaram campanhas de doações de água, de alimentos não perecíveis, de materiais de limpeza, de vestuário, de móveis e de utensílios domésticos. Ginásios estão recebendo os donativos e uma legião de pessoas seleciona, separa, empacota e envia aos necessitados. Os que auxiliam na limpeza, com retirada da lama, dos entulhos, lavagem dos ambientes e dos móveis que restaram, são apoiados por outros, que oferecem água e alimentos recheados de amor ao próximo.
As Comunidades e Paróquias do Sínodo Vale do Taquari, bem como as Comunidades e Paróquias da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil-IECLB, sua Presidência e Secretaria Geral, e entidades afiliadas, estão empenhadas em mobilizar recursos materiais, humanos e financeiros em socorro às famílias atingidas por essa enchente, como têm feito em outras catástrofes que atingiram o nosso país e o mundo. Sob a orientação de seu Senhor e Salvador Jesus Cristo, que motivou a deixar transparecer a fé em gestos concretos de amor ao próximo, estão orando e trabalhando solidariamente por todas as pessoas. As doações recebidas são encaminhadas via Comunidade ou Defesa Civil aos municípios atingidos. Os recursos em dinheiro estão sendo contabilizados e alocados para ajudar na reconstrução de lares, igrejas e centros comunitários. Em momento oportuno, será feita e divulgada a devida prestação de contas.
O Sínodo Vale do Taquari é grato por todas as doações! Em cada gesto solidário, inspirado na fé em Jesus Cristo, transparece seu evangelho de reconciliação e paz com Deus e com o próximo (2Coríntios 5.18-21)
Rogamos a Deus que Ele tenha misericórdia e conceda seu Santo Espírito Consolador. Sua presença nos dê forças e orientação na reconstrução de vidas e ambientes de convivência. Nossas ações solidárias sejam abençoadas por suas próprias mãos, para que tragam os melhores frutos. Afinal, “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam. Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.” (Salmo 127.1-2)
Pastor Luis Henrique Sievers
Pastor Sinodal do Sínodo Vale do Taquari
Teutônia-RS, 09 de setembro de 2023
Crédito da foto: Agora no Vale/Divulgação