Nos dias 25 a 28 de junho de 2023, mulheres de todas as regiões do Brasil participaram do Seminário e Assembleia da OASE Nacional. O encontro aconteceu no Centro de Eventos Lar Rodeio 12, na cidade de Rodeio/SC.
A OASE - Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas - reúne cerca de 1.200 Grupos e 25.000 mulheres associadas nos 18 Sínodos da IECLB. Num ambiente de acolhimento mútuo, os grupos de OASE proporcionam fortalecimento na fé, valorização da mulher, desenvolvimento de dons, integração na igreja, trabalho diaconal. Em agosto de 2024, a OASE celebrará 125 anos de existência.
No Seminário e Assembleia da OASE Nacional participaram as presidentes, tesoureiras e secretárias sinodais, a diretoria da OASE Nacional, as orientadoras teológicas, o conselho fiscal e as representantes do roteiro da OASE.
O encontro teve como tema geral: O papel da mulher nos 200 anos de presença luterana no Brasil. O Palestrante - Pastor Dr. Martin Dreher - falou da história de mulheres e homens luteranos que nos precederam e ajudaram a constituir a IECLB (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil). Um longo e árduo caminho foi percorrido entre perdas, dores, lágrimas e injustiças. Mas essa história também é rica em exemplos de fé, amor e coragem no servir a Deus. Apesar de toda discriminação e dificuldade que as mulheres enfrentaram nestes 200 anos, elas viveram e transmitiram o amor incondicional de Deus que não rejeita, mas auxilia, acolhe e liberta.
Grupos de OASE e diaconisas desempenharam papel fundamental na construção da identidade luterana no Brasil. Carregamos em nosso DNA a diaconia feminina que se manifesta através da fé, a determinação e o amor de muitas Sofias, Julianas e Marias que se mesclaram à sabedoria de mulheres indígenas e africanas, formando um mosaico de muitas culturas que somos hoje.
A FLD (Fundação Luterana de Diaconia) apresentou a Campanha Projetos de Vida. Cartas recebidas de mulheres vinculadas aos projetos apoiados pela FLD mostraram a dimensão e os desafios desta ação diaconal que é sal e luz do mundo (Mateus 5.13-16).
“Tempo para se cuidar” foi a temática abordada por Edeltraud F. Nering, que animou a vivenciar momentos de cuidado com o corpo. Perceber emoções, sentimentos e vivências é uma forma de se acolher, de se amar e de se conhecer.
Confira abaixo, em ARQUIVOS PARA DOWNLOAD, a mensagem do Seminário e Assembleia da OASE Nacional.