O desejo e busca por paz acompanhou os participantes da X Assembléia do Sínodo Sudeste realizada no Lar Luterano Belém, em Campinas, nos dias 20 e 21 de Maio de 2006. Os recentes atos de violência que paralisaram o Estado de São Paulo e chocaram o Brasil e o mundo, apontam para a urgência da reflexão sobre a paz e de ações concretas em prol da justiça social, a qual a “Década de Superação de Violência”, proposta pelo Conselho Mundial de Igrejas, para os anos de 2001 a 2011, nos conclama a vivenciar no contexto latino americano.
Para este contexto, marcado pela violência, surge com propriedade o tema “Fé, Gratidão e Compromisso”, lido, interpretado e vivido em diversos aspectos. Este tema perpassou todas as reflexões ocorridas durante a Assembléia, bem como os relatórios apresentados.
É indispensável destacar a contribuição do relatório do Pastor Sinodal, Rolf Schünemann, que, em humildade, apresentou o trabalho feito nestes 8 anos como trabalho de todo o Sínodo, e não somente de sua pessoa. Com isto, desafiou a reflexão sobre a vida da Igreja na região do Sínodo Sudeste e motivou a continuidade do serviço. A mensagem luterana é o esforço de resposta às necessidades de nossa sociedade, quando contribui para promover a paz e a justiça social necessárias para a superação da violência. O relatório enfoca as dificuldades da pregação da confessionalidade luterana no atual contexto de extremismo religioso. Às comunidades permanece o desafio de refletirem o relatório e se aprofundarem na discussão. Afinal “a nossa herança teológica é tão rica para ser simplesmente pisoteada por propostas fundamentalistas e autoritárias”(texto do relatório, p.9).
A Assembléia foi marcada por despedidas e esperanças:
• A Assembléia demonstrou sua gratidão ao P. Rolf que entregará o cargo de Pastor Sinodal, função que exerceu por dois mandatos (1998 a 2006), assim como a todas as pessoas que com ele colaboraram e se dedicaram na condução das atividades e consolidação do Sínodo Sudeste.
• O processo de eleição dos novos representantes sinodais transcorreu num clima de harmonia, refletindo o empenho da equipe organizadora. Agradecemos aos que enriqueceram o processo democrático, colocando seus dons a serviço da Igreja.
• Saudamos, na pessoa do futuro Pastor Sinodal Guilherme Lieven todas as demais pessoas eleitas.
• Reconhecemos a ação do Espírito Santo e rogamos que as Comunidades intercedam de forma especial por estas novas lideranças.
• A Assembléia aprovou a formação de uma nova Paróquia, constituída a partir da Comunidade Vila Campo Grande, um sinal concreto da graça de Deus e do testemunho vivo dessa Comunidade.
Particular motivo de orgulho dos participantes da X Assembléia foi a entrega solene, pelo Pastor Presidente da IECLB, Dr. Walter Altmann, dos Certificados de Habilitação para o Ministério aos obreiros e obreiras do Sínodo Sudeste.
No conforto da graça pela fé e certos do compromisso que temos em testemunhar o Evangelho neste mundo, como pessoas cristãs de confissão luterana, rogamos a Deus que nos guie, através de seu Espírito Santo, na vivência do amor, promovendo justiça e paz.
Campinas, 21 de maio de 2006.