Mensagem da VIII Assembleia Sinodal - Sínodo Sudeste - IECLB - 2004

16/05/2004

Saudamos todas as Comunidades com a graça de Deus.

Nós, participantes da VIII Assembléia Sinodal do Sínodo Sudeste, reunidos no Lar Luterano Belém, Campinas, nos dias 15 e 16 de maio, compartilhamos com todas as Paróquias, Comunidades, instituições e setores de trabalho da Igreja, algumas questões que se fizeram presentes durante a assembléia.
A assembléia iniciou com um culto, no qual celebramos a comunhão fraterna entre as Comunidades e fizemos uma reflexão sobre a questão da paz na cidade.

Como tema de estudo da Assembléia, nos inspiramos no tema do ano, “Pelos caminhos da esperança”. O Pastor Silvio Schneider, secretário executivo da Fundação Luterana de Diaconia da IECLB e mais o grupo de teatro da Comunidade de Ferraz de Vasconcelos, SP, apresentaram reflexões desafiadoras, na qual destacaram a preocupação com a ação do mal em todo o mundo e o grande sofrimento e mortes que isto tem provocado em toda a criação de Deus.
Inspirados e motivados pelo exemplo de Jesus Cristo, que veio ao mundo para servir e dar a sua vida em favor da salvação da humanidade, reafirmamos o valor e a necessidade de semearmos sinais de esperança por meio do exercício evangélico da solidariedade, sobretudo através da diaconia, missão que possibilita realizarmos diversas ações de apoio em favor das pessoas desamparadas.

Como motivo de ação de graças, mereceu destaque o Portal do Sínodo, com um ano de funcionamento, o que confirma a importância desse instrumento de comunicação dentro e fora da Igreja; os 180 anos da presença luterana no Brasil, recentemente comemorados em Nova Friburgo, RJ; o crescimento e expansão da Igreja no contexto do Sínodo através da multiplicação de Comunidades e o aumento considerável de obreiros, fruto da necessidade de uma atuação qualitativa mais incisiva junto aos membros.

Por parte da presidência da Igreja, foi compartilhado que como a Igreja está organizada em Sínodos, há necessidade de promover fóruns nacionais para refletir questões que movem centralmente a Igreja como um todo, como: a unidade da Igreja, fé e compromisso, avaliação da nova estrutura da IECLB e do Plano de Ação Missionária, o reenvio de obreiros com mais tempo de serviço em campo de trabalho.

Considerando tudo isso, conclamamos a todos à perseverarem fielmente na vivência da fé, comprometendo-se sempre mais com a missão de Deus, sobretudo através da diaconia, serviço de amor ao próximo. Nesse sentido, desejamos que o trino Deus nos inspire e coloque em movimento para, em seu nome e em favor do seu reino agirmos como suas testemunhas. E que o nosso testemunho, por meio das ações das Comunidades, irradie solidariamente sinais de esperança para todos que procuram por caminhos de vida.

Campinas, 16 de maio de 2004
 


Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Natureza do Texto: Manifestação
Perfil do Texto: Mensagem
ID: 14742
REDE DE RECURSOS
+
Ó Senhor Deus, não há ninguém igual a ti. Tu és grande e o teu nome é poderoso.
Jeremias 10.6
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br