Mensagem da Presidência - Campanha Vai e Vem 2013

19/05/2013

 

Mensagem da Presidência para a Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem 2013

19 de maio de 2013

Estimados membros da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil!
 Irmãos e irmãs em Cristo!

Põe a semente na terra, não será em vão.
Não te preocupe a colheita, plantas para o irmão, para a irmã.

Essa frase é de uma canção conhecida no mundo ecumênico brasileiro. Podemos usá-la para expressar algo acerca do significado da Campanha Nacional de Ofertas para a Missão da nossa Igreja. A Campanha Vai e Vem pode ser comparada ao ato de colocar uma semente na terra, plantada para o irmão, para a irmã!

Jesus sabia da força desta comparação. Com linguagem simples e pé no chão, ele comparou o Reino de Deus ao ato de semear (em Lucas, capítulo 8, a partir do versículo 5).

Quem semeia, sabe que possivelmente nem todas as sementes resultarão no fruto esperado, mas não se pode deixar de semear. Esta é a nossa tarefa como Igreja, como povo de Deus, tendo sempre diante dos olhos a mensagem do Evangelho! A esperança sempre é que a semente gere o seu fruto em abundância, seja na qualidade de alimento para o corpo, seja na qualidade de alimento para o espírito.

Semente lançada à terra se transforma. Tendo vida em si, a semente traz novidade no seu fruto. Não é diferente com palavras e gestos de amor, solidariedade, justiça e paz. Somo convidados a crer nisso! Não é sem razão que se diz popularmente: gentileza gera gentileza.

Quando se oferta algo para alguém conhecido e, quem sabe, importante, essa oferta pode ser entendida como um semear em benefício próprio. Sabemos que isso é bem mais comum do que deveria... No entanto, quando se oferta motivado por uma causa, sem mesmo conhecer o rosto das pessoas beneficiadas e sem usufruir pessoalmente dos frutos – bem, isso é um testemunho para além do óbvio!

A Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem 2013 está estreitamente vinculada ao Tema da IECLB: Eu vivo Comunidade! Ser, Participar, Testemunhar. Neste sentido, podemos afirmar que:

 - A Vai e Vem revela um jeito de ser Igreja!
 - Envolver-se com a Vai e Vem é um modo de participar!
 - Ofertar é semelhante ao ato de colocar uma semente na terra, é uma forma de testemunhar!

Ofertar para a Campanha Vai e Vem:

- é testemunhar comunhão com o povo de Deus na IECLB para além de fronteiras geográficas;
- é testemunhar gratidão, expressando alegria pelo que se tem recebido;
- é testemunhar a esperança de que as ofertas redundem em frutos para projetos e pessoas em outros lugares;
- é testemunhar a fé em Deus, sinalizando concretamente a atitude de “carregar as cargas uns dos outros” (Gálatas, capítulo 6, versículo 2). Enfim, é uma forma de testemunhar desprendimento, pois é plantar para o irmão, para a irmã, para a comunidade.

Palavras de irmãos e irmãs de Rurópolis, no Pará, confirmam isso. Eles escreveram: por mais distantes que vivamos daqueles que nos auxiliaram, nem por isso deixamos de nos sentir parte do corpo maior da Igreja, que se importa conosco e luta ao nosso lado na árdua e nobre tarefa de dar testemunho do amor de Cristo a todas as pessoas, em todos os lugares deste mundo.

Participe conosco! Viva comunidade e semeie o testemunho do amor e da solidariedade por meio da sua oferta de gratidão.

 Pastor Nestor Friedrich
 Pastor Presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
 


Âmbito: IECLB / Instância Nacional: Presidência
Natureza do Texto: Manifestação
Perfil do Texto: Mensagem
ID: 36993
MÍDIATECA
REDE DE RECURSOS
+
Há algo muito vivo, atuante, efetivo e poderoso na fé, a ponto de não ser possível que ela cesse de praticar o bem. Ela também não pergunta se há boas ações a fazer e, sim, antes que surja a pergunta, ela já as realizou e sempre está a realizar.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br