Mensagem da Cruz

29/03/2018

“A mensagem da morte de Cristo na cruz é loucura para os que se perdem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus”.1 Coríntios 1.18

Nós adentramos na Semana Santa, um tempo bem oportuno para refletir sobre a mensagem da cruz. É bem comum que muitas pessoas não consegue ter tal compreensão na palavra do apóstolo Paulo, pois faltam-lhe fé. É bem fácil ver pessoas, familiares em momentos de despedida de um ente querido começando a se desesperar, porque não consegue compreender a mensagem da cruz. Só há compreensão por meio da fé. A fé é essencial para a compreensão do amor, da graça, da misericórdia e do perdão de Deus.
A realidade que o apóstolo Paulo escreve as palavras para o povo de Corintos é a seguinte: os judeus confiavam em Deus, mas estavam acostumados a tentar “conquistar” as bênçãos dele através da obediência, não que isso não era correto, mas para aproximarmos de Deus deveria aceitar o presente da morte do Filho de Deus. Essa aceitação viria por meio da fé, da confiança.
Se não conseguirmos por meio da perspectiva da fé aceitar o ensino de Deus por meio da morte de seu Filho, Jesus Cristo passa a ser uma pessoa intrigante. Sem a fé a mensagem da morte de Cristo na cruz não passa de insensatez. Porém a importância da fé está em que é por meio dela que vemos a perfeição da obra e poder de Deus. O poder de Deus na morte de Cristo consiste em ele aceitar a violência humana contra seu Filho, para assim salvar da morte as pessoas que crerem nele. Isto se torna evidente quando celebramos no domingo da Páscoa a ressurreição de Jesus.
Que neste tempo final de quaresma possamos intensamente voltar os nossos olhos para cruz de Cristo. Que possamos olhar para ela lembrando que Cristo carregou a minha, a tua, a nossa culpa, os nossos pecados, as nossas dores. Isto certamente é loucura para quem não crê, mas a quem nele confia é realidade do expresso amor de Deus por cada um e uma de nós.
Que possamos a cada dia fortalecer a nossa fé, ouvindo, refletindo na Palavra de Deus, pois assim como a cruz é real, também o túmulo vazio é a realidade concreta e expressa do amor de Deus a quem nele confia. Deixemo-nos revestir-nos pelo amor de Deus para que buscamos sempre plantar e colher os sinais do Reino de Deus. Que Deus nos abençoe e nos fortaleça sempre. Amém.

 


Autor(a): Pastora Gilvania Knob de Oliveira
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Testamento: Novo / Livro: Coríntios I / Capitulo: 1 / Versículo Inicial: 18
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 46592
REDE DE RECURSOS
+
Todas as nossas orações devem fundamentar-se e apoiar-se na obediência a Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br