Mensagem da 10ª Assembléia Sinodal
Às Comunidades
Reunidos e reunidas na 10ª Assembléia do Sínodo Rio Paraná, realizada nos dias 19 e 20 de agosto de 2006 na Comunidade Evangélica Luterana de Santa Helena/PR, num clima de intensa convivência fraterna, reflexão, gratidão a Deus pela caminhada do Sínodo, e de expectativas quanto ao futuro da Igreja, somos motivados a servir com nossos dons para transformação do mundo sob a graça de Deus.
Num momento em que passamos por uma crise ético/política em nosso país, somos convidados/as a participar de um novo pleito eleitoral, também na Igreja. É gratificante observar que há pessoas que se dispõem a servir. Somos luz em meio às trevas, a partir daquele que diz: “Eu sou a luz do mundo”. Exatamente isso que se espera de discípulos/as, tanto no âmbito secular, quanto no âmbito religioso.
Como testemunhas do amor de Deus, somos chamados/as a edificar com disposição a missão que Cristo nos confere. O sacerdócio geral de todos os crentes, a missão e a formação ainda são metas necessárias a serem concretizadas para o fortalecimento da vivência comunitária. Isso vai acontecendo na medida em que o “servir a” se torna mais importante do que o “se servir de”.
Mesmo em meio a dificuldades, divisões e obstáculos, Deus não nos abandona, mas nos renova e nos fortalece na esperança; conforme o texto bíblico: “O amor do Deus eterno não se acaba, e a sua bondade não tem fim. Este amor e esta bondade são novos todas as manhãs; e como é grande a fidelidade do Deus eterno”. Lm 3.22-23
Participantes da Assembléia