MENSAGEM DA XXV ASSEMBLEIA SINODAL – SINODO SUDESTE IECLB
Com o coração transbordando de alegria e gratidão nos reunimos presencialmente no Lar Luterano Belém (Campinas/SP) para a XXV Assembleia Sinodal. Após 2 anos este encontro serviu para refletir e reafirmar tudo que vivenciamos neste tempo de Pandemia. A gratidão foi destacada. Primeiramente a Deus que nos sustentou e sustenta, chamando e capacitando pessoas para servi-Lo nos mais variados lugares e frentes de trabalho.
A pastora presidente Silvia Beatrice Genz, nos lembrou o tema e lema da IECLB para este ano. Amar a Deus e as pessoas não deve ser apenas o tema da IECLB, mas sim prática contínua da vida cristã. E este amor que não pode ser apenas de palavra e da boca para fora, mas de fato e de verdade (1 Jo 3.18). Esta palavra deve ser guardada em nosso coração e transmitida no âmbito familiar para as próximas gerações.
Não podemos esquecer dos eventos históricos concretos nos quais a bondade de Deus se manifestou. O tempo que vivemos nos transformou de forma pessoal, social e comunitária. A transformação iniciada neste tempo segue acontecendo. Pelo agir do Espírito de Deus pessoas tem colocado seu tempo, talentos e recursos à disposição, assim Deus mantém comunidades vivas, formadas por pessoas sensíveis e de fé, que zelam pelo cuidado integral da vida.
A adversidade vivida no tempo de pandemia ampliou horizontes e acelerou processos. Apesar da pandemia nos isolar, Deus nos irmanou e abriu novas perspectivas de missão, levantou lideranças e nos ensinou como continuar sendo seu povo, levando adiante Sua palavra, tivemos que nos reinventar e seguimos nos reinventando.
No Sínodo somos, em maioria, comunidades em contexto urbano, formadas por pessoas em toda sua diversidade, representada nesta Assembleia. Porque Deus nos amou primeiro, somos chamados/as a amar: acolhendo, servindo, ensinando, aprendendo, pacificando e dialogando.
Que Deus nos ajude nesta missão.
Delegadas e delegados da XXV Assembleia do Sínodo Sudeste.