Ao som do canto “Pela graça de Deus livres para cuidar”, fomos saudadas e saudados na 19ª Assembleia Sinodal do Sínodo Norte Catarinense. Assembleia é a Igreja em movimento, que pode sentir-se segura e depositar sua confiança em Deus conforme nos relata o Salmista, no Salmo 91. Sob as asas de Deus somos cuidados e cuidadas e seguir em nossa missão. Em oração, foi colocado o Sínodo Brasil Central que nesta data também se reúne em Assembleia. Que a luz de Cristo brilhe sobre todas e todos. Jesus disse “vinde a mim todos os cansados e sobrecarregados e eu os aliviarei”, nesta certeza a CEJ-Comunidade Evangélica de Joinville carinhosamente preparou o local e se dispôs a nos receber na Sociedade Rio da Prata durante os dias 28 e 29 de maio de 2016.
Flores e cores deram ao ambiente um toque aconchegante e o aroma de café aguçou a vontade para uma boa conversa ao redor da mesa! Graça, liberdade e cuidado são palavras chaves do tema do ano. Mas o que é graça? É o que recebemos sem merecer. Liberdade é o que recebemos como pessoas. Ser livre exige compromisso e responsabilidade. “Tudo nos é lícito, porém nem tudo os convém”. Cuidar é uma das melhores formas de exercer a liberdade. Somos fruto do cuidado. Todos precisam de cuidado e Deus nos acompanha em todos os momentos, Ele cuida de nós diuturnamente. Mesmo antes de nascer Ele já nos conhece e nos acompanhará até à vida eterna, por isso podemos tranquilamente afirmar: “A minha fé e o meu amor estão firmados no Senhor”.
A Assembleia se reúne para deliberar sobre assuntos que permeiam o Sínodo e toda a Igreja, e os relatórios demonstram o quanto tem sido feito, quantas pessoas tem se comprometido com a obra de Deus, quanto empenho e dedicação! É necessário sempre e, em todos os momentos, relembrar e fortalecer a essência de ser luterana e luterano: a palavra de Deus.
Ética e bom exemplo devem permear o jeito de ser na Igreja e também servir para os relacionamentos ecumênicos. Preparar-se para celebrar os 500 anos da Reforma em 2017 faz parte do caminho do Sínodo e de toda a IECLB. Celebrar 500 anos é celebrar a graça, com liberdade e cuidado, sempre com ética, fazendo o bem e não o mal. Expandir para além dos muros é o convite e desafio para as Comunidades e Paróquias. É sempre importante resgatar o que foi feito, porém é imprescindível vislumbrar o que poderá ainda ser feito para os próximos anos. Neste sentido, será ponto alto em 2017 o Dia Intersinodal da Igreja, momento em que os Sínodos Norte Catarinense, Vale do Itajaí, Paranapanema e Centro Sul Catarinense estarão em comunhão celebrando um só corpo em Cristo, iluminadas e iluminados pela santa luz de Cristo.
Estatísticas são importantes para visualizarmos alguns pontos que precisam ser melhorados, para que o Planejamento Estratégico seja colocado em ação com zelo e compreensão. Vida comunitária precisa ser planejada estrategicamente, para que toda ação seja feita com razão e coração e o ser humano visto e percebido com atenção e cuidado. Igreja luterana não é uma Igreja pronta. É processo em construção contínua, para planejar e promover cada vez mais Comunidades acolhedoras.
Comunhão, convivência, encontros e reencontros foram vivenciados. Calor humano não faltou. O canto nos alegrou, a palavra de Deus nos confortou. Desafios foram lançados e serão com as comunidades e paróquias compartilhados, certos de que pela graça de Deus podemos seguir livres para cuidar, sem esquecer de na mídia anunciar o que por todas e todas é feito, para que a mensagem de Cristo seja com fé espalhada e o amor de Deus seja celebrado de forma plena e contínua. Embora diferentes, pela graça de Deus nos tornamos um só corpo e nessa certeza podemos seguir seguras e seguros em nossa caminhada. Pela Graça de Deus aqui chegamos e com ela partimos para continuarmos sendo sal e luz neste mundo.
Leia também:
19ASO - Iniciados os preparativos para a Assembleia Sinodal
19ASO - Convite do Pastor Sinodal
19ASO - Convite do Presidente da Assembleia
19ASO - Inscrições
19ASO - Mensagem da 19ª Assembleia Sinodal Ordinária