NÃO TENHA MEDO!

16/09/2013

1. Introdução

Mais medo...
A professora perguntou ao Joãozinho:
Joãozinho, do que você tem mais medo?
Joãozinho respondeu: Da mula sem cabeça!
Então a professora respondeu:
Isto não existe não precisa ter medo.

Ai perguntou a Mariazinha:
Mariazinha, do que você mais tem medo?
Mariazinha respondeu: Do saci Pererê.
Então a professora disse: Isto é lenda só para contar história, saci Pererê não existe.

Ai perguntou ao Paulinho.
E você Paulinho do que tem mais medo?
Ele disse: do mala mem.
Mala mem perguntou a professora?
O que é isto?
Ele disse: O que é não sei, mas toda noite minha mãe quando esta orando diz:
MAS LIVRA NOS DO MALA MEM...
Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz. Platão
Está escuro e você está sozinho em casa. Com exceção do programa que você está assistindo na TV, o silêncio é total. Então, você ouve a porta da frente repentinamente batendo. Sua respiração acelera. Seu coração dispara. Seus músculos enrijecem. Um segundo depois, você percebe que não tem ninguém tentando entrar em sua casa. Era apenas o vento.
Mas, por meio segundo, você sentiu tanto medo que reagiu como se sua vida estivesse em perigo. O que causa essa reação tão intensa? O que é o medo exatamente?

Temos medo de muitas coisas. Medo do amanhã, medo do desemprego, medo da morte, medo do futuro, medo da guerra, medo de algo possa acontecer conosco ou com nossos queridos.
Medo do dentista, de gatos, da chuva, do fim do mundo, da sogra, São tantos os temores das pessoas que eles chegam até a ser cientificamente classificados:
- Agorafobia – medo de lugares abertos
- Claustrofobia – medo de lugares apertados e fechados
- Aracnofobia – medo de aranhas
- Astrofobia – medo de trovões, relâmpagos e tempestades
- Gerontofobia – medo de velhos ou de envelhecer
- Hidrofobia – medo de água
- Pirofobia – medo do fogo
- Tanatofobia – medo da morte
- Eclesiofobia – medo de ir a Igreja

A emoção mais forte e mais antiga do ser humano é o medo. Dentre os vários tipos de medo o mais forte é o medo do desconhecido.

2. Mas, de onde vem o medo?
Gn 3.10 nos dá algumas pistas.
Gênesis 3:10 Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi.

A Bíblia nos conta que houve uma época em que o medo não existia. Tudo estava em harmonia. Não havia dor, pranto ou sofrimento. As doenças e a morte eram desconhecidas. Esta foi a época do paraíso. Somente duas pessoas viveram lá: Adão e Eva. Eles tinham liberdade. Liberdade também de poder dizer “sim” ou “não” a vontade de Deus. Esta era uma posição que Adão e Eva possuíam acima dos animais. Os animais obedecem apenas o instinto de sobrevivência. Infelizmente, certo dia, usando a sua livre vontade (livre-arbítrio) Adão e Eva disseram não à vontade de Deus. Mesmo vivendo no paraíso, cercados por tanto carinho, amor e cuidado eles escolheram a desobediência. A isto chamamos de pecado. Logo após terem cometido o pecado, uma das primeiras expressões que Adão usou foi “tenho medo”. Desde então o medo atingiu todos os seres humanos pela própria natureza humana. E nós conhecemos e sabemos muito bem o que é medo.
- Assim, o medo é consequência do pecado. Só existe no mundo por causa do pecado original.
- O medo também é algo que se aprende a ter. Coisa mais cruel que existe é colocar medo no coração e na mente de crianças. Os resultados e consequências são muito cruéis.

O medo é irmão da preocupação. Parente próximo da angústia, prima do sofrimento que tem uma tia chamada depressão.

Assim, medo também, além de ser o contrário da fé, também é inimigo da fé. Não nos permite acreditar e confiar em Deus.

3. Como vencer o medo?
Também continuo a ter medo e muitas preocupações. Mas, ao olhar mais de perto para minhas inquietações, chego a conclusão de que sempre fico preocupado quando se trata de minhas próprias realizações, planos, projetos e desejos pessoais. No que diz respeito aos planos, projetos e realizações de Deus, eu não me preocupo, pois sei que ele é todo poderoso e que nada nem ninguém podem impedir de realizar sua vontade.
Deus sabe dos nossos medos. Conhece muito bem onde é que mais sofremos. Sabe muito bem como nos angustiamos. E ele não quer nos deixar nesta situação. Enviou seu próprio filho para entregar sua vida em nosso favor. Com a morte de Jesus na cruz ele pagou todos os seus e os meus pecados e assim é novamente possível ter união com Deus. Aquela que foi perdida no paraíso.
- Ninguém escolhe sentir medo. Não está entre nossos desejos o de sentir medo, qualquer que seja. Por isso não se vence o medo com pressão ou com a força. Uma criança que tem medo do escuro não vencerá o seu medo se seus pais a colocarem a força na cama e desligarem a luz.
- é necessário paciência e compreensão na tarefa e no processo de vencer os medos. Quando passamos a compreender as coisas, seus motivos, fontes, causas e efeitos, perdemos o medo.
- A fé em Deus ajuda a vencer os medos. A fé em Jesus Cristo tem sido de grande ajuda como fonte de coragem e conforto para aquelas pessoas que tem passado pelo vale da sombra do medo.
Ademais, foi Jesus mesmo quem prometeu que estaria sempre conosco, independente da situação.
Deus não prometeu que estaríamos livres de situações amedrontadoras, Jesus mesmo já tinha alertado os seus discípulos que no mundo eles passariam por aflições (Jo 16.33), mas que não deveriam ter medo, porque Ele mesmo venceu o mundo, a morte e tudo aquilo que é capaz de promover fobias entre nós. Acima de tudo prometeu inúmeras vezes que estaria conosco em todas as experiências difíceis. A Bíblia menciona 365 vezes a expressão: “não tenha medo”, ou seja, para cada dia existe uma Palavra consoladora de Deus para você. Veja algumas destas palavras...

Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares. Josué 1.9

Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido. E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus. Filipenses 4.6-7.

O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O Senhor me livra de todo perigo; não ficarei com medo de ninguém. Salmo 27.1.

Mas agora, assim diz o SENHOR, que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu. Isaías 43.1

Mas Jesus, sem acudir a tais palavras, disse ao chefe da sinagoga: Não temas, crê somente. Marcos 5.36

Pois o Espírito que Deus nos deu não nos torna medrosos; pelo contrário, o Espírito nos enche de poder e de amor e nos torna prudentes. 2 Timóteo 1.7.

No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor. 1 João 4.18

Quando o vi, caí a seus pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último. Apocalipse 1.17

4. Conclusão

Numa tribo de índios, chegava sempre a época em que cada menino deveria passar por um teste de coragem. Durante uma noite inteira eles deveriam passar no meio da mata, sozinhos.

Chegou o dia em que um índio deveria levar seu filho de 10 anos para o grande teste. Levou-o até o meio da mata e o deixou lá sozinho.
Com o passar das horas a noite foi se tornando cada vez mais escura. Terrível era escutar o barulho dos animais espalhados por todos os lados. Obviamente o menino não conseguiu dormir. Cada barulhinho, por menor que fosse já o deixava assustado e com medo. E justamente este era o grande desafio deste teste. Vencer o medo. Muitos desistiram. Será que o pequeno índio também desistiria? Parece que todos os animais combinaram um complô contra o menino, pois parecia um grande coral onde não dava nem para se distinguir qual tipo de animal estava fazendo barulho. Com todo o sono ele conseguiu apenas cochilar por uns instantes. Mas o rosnar de um animal selvagem o fez acordar num salto assustado, com o coração batendo desesperadamente.
Finalmente começou a raiar o dia. O tempo parece que não passava. Quem já passou por isso sabe a eternidade de cada minuto.

Com o clarear do dia o menino se levantou e foi para casa. Ao se levantar pode ainda avistar seu pai escondido atrás de uma árvore com arco e flecha em punho, pronto para proteger seu filho de todo perigo.

O menino compreendeu que não teve motivo para ter medo. O real motivo que o deixou angustiado foi porque na escuridão ele não conseguiu enxergar o pai que o tinha protegido durante a noite toda.
O pai estava ao seu lado. O tempo todo.

Deus está ao nosso lado. Ele nunca nos deixa sós. Podemos ter a certeza de que ele está do nosso lado, nos protegendo, amparando e defendendo de todos os medos
.
“Não fiquem com medo, pois estou com vocês; não se apavorem, pois eu sou o seu Deus. Eu lhes dou forças e os ajudo; eu os protejo com a minha forte mão” Isaías 41.10.

P. Leandro Daniel Ristow
Maravilha, SC
pastor.ristow@gmail.com


Autor(a): P. Leandro Ristow
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 24640
REDE DE RECURSOS
+
O meu Deus é a minha força.
Isaias 49.5
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br