“Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Não fiquem aflitos, nem tenham medo.” João 14.27
Para as pessoas cristãs, esta época litúrgica que estamos vivendo se caracteriza pela preparação e busca por algo maior que há de vir. Para mim, este tempo é sobremodo oportuno para sonhar e, quem sabe, ousar sonhar como Jesus sonhou. É tempo de lutar por um mundo mais justo e, a exemplo de Jesus, trazer um pouco de luz para o nosso mundo.
Dentre os muitos sonhos, gosto de lembrar de algo que Jesus veio trazer e que deseja que seja repartido entre todas as pessoas: “A paz esteja com vocês”. E como necessitamos de paz!
Há diversos conflitos armados no mundo de hoje; destes, pelo menos sete são de origem religiosa. Mas não precisamos ir longe para ver como a paz está sendo ameaçada. Há muita tensão no ar, os nervos estão, como se costuma dizer, “à flor da pele”. Há preconceitos, intransigência e intolerância por todos os lados, mesmo em nosso meio, entre pessoas cristãs. Questões que antes eram de foro íntimo agora são divulgadas e discutidas publicamente.
Antes de morrer, Jesus orou ao Pai pela unidade dos seus e de todos que viessem a crer nele. Ele também chamou de “bem aventurados” os que promovem a paz. Por isso, é urgente que as pessoas cristãs se unam e proclamem bem alto esta palavra ao mundo: “PAZ”.
Jesus deixou o exemplo de que a paz é possível. Viveu em um mundo carregado de conflitos e soube como agir. Deixou-nos um belo testemunho. Não foi intolerante e nem preconceituoso. Dialogou com os que pensavam de forma diferente, sem querer impor o seu modo de pensar.
Entre as quatro velas que estamos acendendo neste tempo de Advento, vamos acender a vela da paz, para que ela brilhe em nossos corações, à nossa volta, em nossos relacionamentos e no nosso mundo!
Busquemos, pois, a reconciliação em todos os níveis, e não esqueçamos da oferta graciosa do Deus da paz!
Oremos: Senhor, teu exemplo e desejo são claros: que haja paz. Perdoa-nos por tantas vezes sermos intransigentes e pelo mau exemplo deixado quando assim agimos. Ajuda-nos a sonhar com Jesus e, neste sonho, buscar a paz contigo, entre nós e com toda a tua criação. Acende em nós a chama da luta incessante pela paz. Por Cristo Jesus, nosso melhor amigo! Amém!
P. Décio Oscar Saft
Gramado