Todo domingo cantamos em nosso culto: “Ilumina nossas ruas...” Quer dizer, estas ruas da nossa cidade agitada, violenta, confusa. Estas ruas devem ser alvo da presença de Deus. Não é o que normalmente passa em nossa cabeça. A rua da grande cidade é sinônimo da ausência de Deus. Deus identificamos com outros lugares mais belos e serenos como existem na natureza, nos jardins, nos parques.
Outras coisas preferimos não identificar com Deus. Costuma ser nos resultados da vivência humana onde não enxergamos Deus. O relacionamento complicado, a rua esburacada, o prédio pichado, o trânsito infernal, o estresse no trabalho, o consumismo exagerado dos shoppings. Deus nisso? Será possível?
Com os olhos da fé tudo fica diferente. É o que nos ensina o lema deste mês. Tudo o que Deus criou é bom, e nada deve ser rejeitado, se for recebido com ação de graças. Na medida que ousamos enxergar Deus mesmo no meio das coisas complicadas e feias, podemos descobrir que a mudança torna-se possível. A pessoa complicada pode ser motivo de gratidão porque me faz crescer.
Os infernos urbanos revelam recantos espirituais, e se apresentam como desafio para humanizar mais da vida.
Ser cristão nada mais e nada menos é que aprender a olhar o mundo e nossa vida com os olhos da gratidão. É a gratidão que transforma o mundo ao nosso redor e a nos mesmos. Quem vive agradecido torna-se bonito e torna bonito os ambientes onde vive. É isto que Paulo quer dizer com: “é santificado pela palavra de Deus e pela oração”.
Em nossa paróquia teremos nosso culto de ação de Graças no último domingo de setembro. Espaço de celebração da gratidão e comunhão fraterna no almoço comunitário. Venha participar deste dia bonito conosco!
P. Guilherme Nordmann