“Quando chegou o dia de Pentecostes todos os seguidores de Jesus estavam reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um barulho que parecia o de um vento soprando muito forte e esse barulho encheu toda a casa onde estavam sentados.” (Atos 2.1s)
Estimadas irmãs, estimados irmãos! Após a ressurreição, Jesus ainda permaneceu quarenta dias com seus discípulos e seguidores fortalecendo e orientando de como deveriam proceder a partir daquele momento. Pediu para que fossem a todos os povos do mundo para batizar e ensinar (Mt 28.19s). A promessa de Jesus, a respeito da vinda do Espírito Santo, se cumpriu no dia em que celebravam a Festa da Colheita, cinquenta dias após a Páscoa. Nesse dia extraordinário, imediatamente Pedro e os outros discípulos, antes com medo dos líderes judeus, começaram a falar corajosamente de Cristo, como lemos em Atos dos Apóstolos capítulo dois. Após as palavras dos discípulos os ouvintes perguntaram: “O que devemos fazer?” (Atos 2.37)
Estimados no Senhor! O Espírito Santo foi o maravilhoso presente de Deus para os discípulos e seguidores naquele dia de Pentecostes. Presente que deu início a Igreja, a comunhão dos santos, o corpo de Cristo. Por meio dos discípulos e seguidores a mensagem de Cristo chegou a muitos lugares e chegou também até nós. Cada um de nós também teve o seu dia de Pentecostes, o dia que recebeu o Espírito Santo, no dia do Batismo.
O Espírito Santo vem para consolar. Mas não só isto. O Espírito Santo orienta, conduz a toda verdade. Ele é guia, revela o pecado, mostra o que está errado no nosso mundo (João 16.8s), capacita com dons, indica o caminho da paz, da justiça, do amor. Quando o Espírito Santo se apodera de nós tudo muda: Nossa visão de vida, nossa percepção de mundo, nossa autoimagem.
Que assim como no dia de Pentecostes, cada um de nós possa perguntar: O que devo fazer para que a missão de Deus chegue a todos os lugares e transforme nossa realidade. Que Deus nos ajude a ser sal e luz do mundo. Amém.
OREMOS
Amado Deus! Nós te louvamos e agradecemos pela promessa de Jesus que se cumpriu no dia de Pentecostes, enviando o Espírito Santo que motivou os discípulos que testemunharam a respeito de Cristo. Por causa da coragem de falar e caminhar segundo os ensinamentos de Jesus Cristo, a fé cristã chegou até nós. Muito foi feito pelos nossos antepassados, mas ainda há muito por fazer. Dá-nos sabedoria, força e fé para viver segundo a tua vontade. Que o Espírito Santo nos capacite para sermos sal e luz do mundo. Amém
P. Ervin Barg