Tu mostras o caminho que leva à vida. A tua presença me enche de alegria e me traz felicidade para sempre. O Salmo 16.11 diz: Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente digo: Alegrem -se no Senhor! E em Filipenses 4.4 encontramos: Unidos com o Senhor temos sempre alegria.
A alegria de viver pode-se buscar em muitos lugares e das mais diversas formas. O mundo oferece muitas possibilidades de alegrias. Mas será que indica horizontes de verdadeira alegria?
Onde pode ser encontrada a fonte da alegria eterna? Esta é uma pergunta que pode nos orientar rumo a verdadeira alegria, assim como o Salmista afirma: a presença de Deus nos enche de alegria. A alegria em Deus é a nossa alegria.
Como diz Cora Coralina: Recrie tua vida sempre. Remova os obstáculos, as pedras, faça doces e plante flores. Recomece sempre de novo, faça valer a pena viver. Vamos fazer a alegria brilhar como o sol de uma noite fria sem luar. Contagiar todos ao redor com a graça da alegria de viver a cada novo dia.
Quando aprendemos a sorrir para a vida, nada e nem ninguém nos tira a alegria de viver. A alegria de sentir gratidão por cada momento. Alegria é saber compartilhar momentos bons e também momentos dolorosos e ter quem acolhe e acaricia.
Alegria é ver tantas ações diaconais indo lá onde a vida está doendo para oferecer ajuda de amor. É ter o privilégio de olhar com ternura e solidariedade para as mais diversas situações.
Viver em alegria faz bem para a saúde. Façamos da alegria o nosso modo de viver. Pois onde tem alegria tem felicidade. Reina a paz e o amor é visto por todos os lados, pois está em qualquer um e cabe em qualquer lugar.
Deus nos dá coisas e pessoas para aprendermos alegria. Depois retoma as coisas e as pessoas para vermos se já somos capazes da alegria sozinhos. (Guimarães Rosa)
Oração: Querido Deus de amor e de cuidados! Agradecemos porque sempre nos mostras caminhos onde encontrar a verdadeira alegria e assim com tua graça irradiar vivendo deste tão grande amor em Jesus Cristo teu filho amado. Ensina - nos sempre de novo a andar pelo trilho certo e que nossa vida seja testemunho de vida digna reta e justa. Como Tu queres Senhor. Faça de nós teus instrumentos de alegria! Amém!
Diácona Voluntária Enedíria Foesch