Meditação da semana

Deixo-lhes minha paz

09/03/2023

“Deixo com vocês a paz. É a minha paz que lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Não fiquem aflitos, nem tenham medo.” (João 14.27)

O mundo clama por paz. As pessoas querem viver em paz. Ansiamos por ela, seja qual for a nossa realidade. Por experiência, sabemos que a paz é bem melhor do que o conflito; a serenidade é melhor do que a ansiedade e a preocupação. No entanto, temos muita dificuldade com a paz: quanto mais se fala de paz, mais ela parece distante.

Qual será o motivo da falta de paz no mundo? Se pensarmos na atual guerra no leste europeu, e em tantas outras pelo mundo afora, fica evidente que um dos motivos é a busca do poder. Líderes e governos querem se impor, nações querem aumentar sua influência no mundo, dominar e ganhar reconhecimento. Para tanto não se importam em arruinar e destruir o que está pela frente. O fim pretendido justifica todos os meios empregados, mesmo os mais vis.

E em nossas vidas pessoais, quantas vezes estamos em guerra! Jesus oferece a sua paz, e isso é diferente do que acontece no mundo. A paz verdadeira não é uma conquista, mas uma dádiva. Mesmo diante da morte, Cristo dá sua paz aos seus. Se confiarmos no seu amor por nós, receberemos sua paz. Ela fará toda a diferença, qualquer que seja nossa situação. Com ela, podemos enfrentar os desafios do nosso tempo.

Nesta época de Quaresma, lembramos de forma especial a caminhada de Jesus rumo à cruz. Tenhamos em mente que este foi um caminho muito difícil. Deus sabe das nossas dificuldades hoje, nossos medos, seja o que for que nos faz sofrer. A nossa parte é nos achegarmos ao Senhor, meditar em sua Palavra, orar, testemunhar e viver nossa fé junto ao próximo, em todos os contextos.

É no processo de andar em fé e de perseverar no caminho que vamos vivenciar esta paz. Somente o Príncipe da Paz pode dar-nos a paz verdadeira e garantir que nossa vida não se perderá. Sua vitória é a nossa vitória; sua vida é a nossa vida. Por isso: não fique aflito, nem tenha medo!

Oração: Senhor amado, Príncipe da Paz! Te bendizemos que nos prometes a tua paz neste mundo de guerras e conflitos. Livra-nos da tentação de resolvermos as coisas do nosso jeito, sem nos submetermos à tua vontade. Ajuda-nos a crer que sempre tens um bom propósito para nossa vida. Queremos viver sempre em tua paz, sem medo e com toda confiança. Somos teus, e queremos permanecer assim para sempre. Amém.

P. Claudio Röhsig
Pastor Emérito da IECLB, residente em Ivoti

  


Autor(a): Claudio Röhsig
Âmbito: IECLB / Sinodo: Nordeste Gaúcho
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 69827
REDE DE RECURSOS
+
Ao deixar de orar por um único dia sequer, perco grande parte da minha fé.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br