Meditação da semana

Advento: tempo de crescer em amor

09/12/2021

Estamos no final da espera daquilo que virá. O Advento é tempo de se preparar para receber o amor de Deus, um amor que convida as pessoas para confiar no Deus-Emanuel e servir com alegria uns aos outros. No tempo do Advento refletimos com amor e paciência sobre a vinda do Messias, do Salvador. Faz parte desta reflexão lembrar que Deus escolheu pessoas para que o Messias, o Enviado de Deus, pudesse vir ao mundo. Deus preparou sua vinda, sua chegada, cuidadosamente, com amor e misericórdia. Para que o Salvador viesse ao mundo, Deus convidou e chamou pessoas simples para lhe servirem. Sim, Deus escolheu Maria para fazer parte de seu plano salvífico, pois ela foi escolhida e dela precisaria vir um sim para que esse plano pudesse ser concretizado.

[...]

Assim como Maria, são muitas as pessoas que precisam exercitar sua fé, crer com todas as suas forças, com corpo e alma, confiar nas promessas de Deus, nas suas palavras, na sua ação neste mundo, no seu modo de agir ao escolher gente simples e humilde para lhe servir, para fazer parte do plano de salvação, do entregar-se inteiramente nas mãos de Criador. Em quantas propostas as pessoas de hoje confiam suas vidas, propostas falsas, passageiras.... que não são sólidas... que não oferecem libertação e transformação a partir do amor, da doação, da humildade, da disposição para servir com fé e amor a Deus e ao próximo?

Só pode servir quem acredita, quem confia no Deus que quer vida plena e digna para todas as pessoas, só serve quem tem humildade, quem quer seguir Aquele que nos serviu primeiro e quem quer dar testemunho de Seu amor como fizeram tantos profetas, profetisas, apóstolos, discípulos/as de Jesus em tantos tempos e lugares. Quem serve, o faz movido por amor, não por interesses.

Como cristãos e cristãs que se preparam para celebrar o Natal, precisamos resgatar nos dias de hoje estas duas palavras: amor e serviço. Precisamos afirmar e testemunhar que nossa fé é movida pelo amor, não por interesses ou retribuição. Servimos e amamos porque Deus nos amou primeiro. Essa é nossa motivação neste tempo de advento e Natal. No mundo capitalista, somos educados a agir conforme a lei que diz: só faço se pagar, se ganhar algo em troca. Porém Deus inverte esta lógica individualista e egocêntrica ao chamar pessoas para a doação quer se fazer presente em nossa vida e Deus quer nos estimular para que doemos um pouco de nós para aqueles que nada ou pouco possuem, quer seja em gestos, palavras ou ações.

Oração: Senhor, que façamos deste Natal uma oportunidade para crermos mais em Ti, no Teu amor por nós, na sua ação libertadora, e um desafio para servirmos as pessoas com mais alegria e gratidão assim como fez Maria. Que a atitude desta humilde servidora nos comova e mexa com nossos corações e com nosso entendimento. Que a Tua paz esteja em nosso servir e amar, hoje e sempre. Amém.

Texto adaptado - Pa. Cristina Scherer
Pa. Marlei Adam Arcari – Paróquia São Vendelino
 

REDE DE RECURSOS
+
Jamais alguém pode louvar a Deus sem que antes o ame. Da mesma forma, ninguém pode amar Deus se não conhece Deus do modo mais amável e perfeito.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br