Meditação da semana

Esperando alegremente pelo fim

18/11/2021

“Meus filhinhos, o fim está perto.” 1 João 2.18a

As primeiras pessoas cristãs aguardavam a segunda vinda de Jesus. E quando aguardamos algo com tanta intensidade, acabamos moldando toda nossa vida conforme essa expectativa. Mas cada vez mais pareceu à igreja que isso é algo distante e não tem nada a ver conosco.

Quem entende que tem pouco tempo de vida, evita perder tempo. Se você puder pesquisar sobre a vida de Zach Sobiech, vai valer a pena. Esse rapaz norte-americano tinha 17 anos quando soube que tinha um tipo de câncer nos ossos e que não viveria por mais de um ano. Mas antes de falecer, em maio de 2013, ele viveu uma vida cheia de alegria, curtindo seus últimos dias. Continuou estudando até onde suas forças permitiram. Viveu entre seus amigos. Fez músicas, postou na internet e gravou um álbum de músicas. Namorou. Aproveitou cada minuto com a família. A família também aprendeu a aproveitar seu tempo juntos. As coisas que ele fazia precisavam ter significado, ou seria perda de tempo. Não fazia sentido permanecer brigado com alguém, afinal, só lhe restava pouco tempo.

Assim como Zach, nós temos pouco tempo. Isso é fato. Mas, diferentes dele, nós não nos damos conta disso e vivemos como se tudo fosse permanecer como está para sempre.

1Jo 2.18 nos lembra que nós cristãos esperamos algo que vai terminar com o mundo como o conhecemos. Também os cristãos que vivem no século XXI deveriam viver esperando todos os dias a volta de Cristo. E esta espera muda tudo. Pense comigo: de que adianta eu permanecer brigado com alguém, se eu espero que Jesus volte ainda hoje? De que adianta deixar para viver o amor de Jesus amanhã, se ele pode voltar hoje? Por que deixar para amanhã que Deus nos governe e nos faça instrumentos em suas mãos para abençoar outras pessoas através de nós?

Por outro lado, queremos acreditar que vamos durar para sempre. E aí perdemos tempo. Quando essa esperança se vai, parece não fazer sentido agir conforme a vontade de Deus: “eu posso fazer isso depois; tenho tempo”.

Estamos em tempo de espera. Espera ativa. Esperança.

Oração: Querido Deus, nós somos facilmente levados a não contar com teus planos para nós. Perdoa-nos por tantas vezes não esperarmos em ti. Que cada dia seja vivido e cada passo seja dado dentro da esperança de vida com que somos presenteados e presenteadas em Cristo Jesus. Somos muito gratos por essa esperança que muda absolutamente tudo. Amém.

Pastor Matias Francisco da Silva
Três Coroas


Autor(a): Matias Francisco da Silva
Âmbito: IECLB / Sinodo: Nordeste Gaúcho
Área: Missão / Nível: Missão - Coronavírus
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Novo / Livro: João I / Capitulo: 2 / Versículo Inicial: 18
ID: 65235
REDE DE RECURSOS
+
Tornai-vos, pois, praticantes da Palavra e não somente ouvintes.
Tiago 1.22
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br