Meditação: 2008 - Uma Criancinha os Guiará

21/12/2007

Há algum tempo atrás, na época de Natal, eu tive uma comovente e estranha experiência. Conversava com um homem de negócios que tinha passado por uma situação difícil nos seus negócios, mas que tinha superado com sucesso.


Ele teve uma infância que deixava muito a desejar. Na juventude ele não se sentia aceito e foi forçado a ser o que seus pais queriam que ele fosse. Por isso, emocionalmente, era uma criança e sofria com o fato de ser rejeitado e infeliz, portanto, isto acarretou depressões e doenças.

A medida que eu o ouvia veio à minha mente a mensagem que eu há pouco lera no Capítulo 11º de Isaias, versículo 6 a 9 “Lobos e ovelhas viverão em paz, leopardos e cabritinhos descansarão juntos. Bezerros e leões comerão uns com os outros e crianças pequenas os guiarão. Vacas e ursas pastarão juntas e os filhotes descansarão no mesmo lugar, os leões comerão capim como os bois.

Criancinhas brincarão perto de cobras e não serão picadas, mesmo que enfiem a mão nas suas covas.

Em Sião o monte sagrado, não acontecerá nada de mau ou perigoso, pois a terra ficará cheia do conhecimento “da glória de Deus Eterno, assim como as águas enchem o mar”.

Há um forte poder nesse profeta, que nos vem quando criativamente tomamos a Bíblia para ler. Pois bem, ao ouvir a leitura deste texto, este homem chorou pesadas lágrimas como uma criança ferida. Após 10 ou 15 minutos uma grande paz o invadiu. Ele sentiu a realidade de sua criança interior e aí veio o poder de sua integridade e sentiu mais claramente a direção e o sentido de sua vida.

Como dizíamos antes, um profeta nos dá um vislumbre do futuro, mas acima de tudo, ele revela a natureza da realidade do aqui e do agora de um modo mais profundo e significativo. O profeta sabia que nosso mundo espiritual contém forças como as dos leões, ursos e lobos. Este é um lado destrutivo e agressivo da realidade espiritual. Pode produzir um Hitler, um Chavez. Ou é sutil como a cobra. Há também dentro de nós a cordeiro, o lado gentil, não-resistente nos nossos relacionamentos com os outros.

Uma das razões para o conflito, a ansiedade e a miséria em nós, é que não aprendemos como fazer estas partes, em guerra dentro de nós, conviverem juntas. Nós somos tudo isso e confusão e caos vem quando somos possuídos por um e outro aspecto isoladamente. Mas é a criança dentro de nós que pode colocar estes bichos juntos.

Aí está o mistério e o poder de um Cristianismo real ! Lembrem-se das palavras de Jesus: “Creiam-me quando digo a vocês que quem não aceita o Reino de Deus como uma criança não entrará nele”. Lucas 18, 17. Isto foi dito em função de disputa entre os apóstolos sobre quem deles era o maior. E Ele pôs no meio de deles uma criança.

Até que possamos atingir a criança que brinca, que é criativa e imaginativa dentro de nós, nós permaneceremos tediosos fragmentados e ansiosos, não vendo nenhum sentido ou valor na vida.

Acabamos de celebrar a vinda de uma criança divina ao mundo. Todos nós queremos que o Cristo-criança nasça não somente há 2 mil anos atrás, mas que também nasça em nós hoje e habite em nós permanentemente. Uma coisa é certa, não é possível que a criança divina nasça em nós, se não tivermos antes disso a coragem de encarar o nosso lado de criança em nós mesmos e deixarmos que ele viva.

Infelizmente a maioria de nós vai mostrar aos amigos, às esposas, aos maridos qualquer coisa, exceto esta criança interior. No entanto, nós nunca encararemos esta criança dentro de nós até que nós a mostremos a uma outra pessoa.

Um verdadeiro amigo é aquele a quem podemos confiar a criancinha dentro de nós. Quando você deixou que uma outra pessoa visse a criança que está dentro de você ? Quanto isso acontecer a criança divina pode nascer e você achará paz e você poderá ver o sentido de sua vida, da esperança e até mesmo da alegria.

Isto foi verdadeiro no tempo de Jesus, no tempo de Isaias e no nosso tempo.

Em outras palavras, isto é verdade.

Rev. Glauco S. de Lima


Autor(a): Paróquia Santo Amaro
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Santo Amaro (São Paulo-SP)
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 8306
REDE DE RECURSOS
+
O meu Deus é a minha força.
Isaias 49.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br